Bahia

Previdência muda regra de convocação dos pensionistas para a prova de vida

A partir de janeiro de 2023, os pensionistas deverão realizar o procedimento no mês do seu próprio aniversário e não mais no mês de nascimento do ex-servidor falecido que gerou a pensão

15/12/2022 07h19
Previdência muda regra de convocação dos pensionistas para a prova de vida
Foto: Divulgação/Saeb

A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) está promovendo uma mudança na estratégia de convocação de pensionistas para a prova de vida. A partir de janeiro de 2023, os pensionistas deverão realizar o procedimento no mês do seu próprio aniversário e não mais no mês de nascimento do ex-servidor falecido que gerou a pensão, como vinha acontecendo até então. No caso dos aposentados – que já faziam a prova de vida durante o mês do próprio aniversário – o cronograma seguirá o mesmo, sem alterações.  

A mudança na regra para pensionistas visa simplificar o processo, além de conferir mais comodidade às rotinas de alguns beneficiários. “A medida favorece principalmente aqueles pensionistas que também são servidores e que a partir de agora poderão realizar as duas provas de vida em um só dia”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado. 

Desde a retomada do procedimento em janeiro de 2022 – após o período de interrupção provocado pelas medidas de prevenção à disseminação do coronavírus – a Previdência Estadual já viabilizou a realização de mais de 121 mil provas de vida. Só em dezembro, 3.600 pessoas atenderam até agora ao chamado do órgão, de um total de 10.770. 

A iniciativa visa ampliar o controle da Previdência sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes. Em razão disso, os aposentados e pensionistas que não realizarem o procedimento dentro do cronograma previsto, correm o risco de ter os seus benefícios suspensos até regularizarem a sua situação.  No momento, a interrupção no pagamento atinge 1.436 beneficiários, que não atenderam ao chamado da Suprev, apesar de várias convocações e adiamentos de prazo. 

Modalidades

Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, a Suprev passou a oferecer este ano três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, a Prova de Vida Digital pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no GOV.BR. No YouTube da Saeb os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento (https://www.youtube.com/watch?v=bBWM6qFa9ko). 

Já os serviços por vídeoatendimento e presencial estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para  Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia (https://servidores.rhbahia.ba.gov.br/prova-de-vida-aposentados-e-pensionistas). 

Fonte: Ascom/Saeb

Comentários

Leia também

Bahia
Petrobras patrocina o São João em 35 municípios da Bahia

Petrobras patrocina o São João em 35 municípios da Bahia

Grandes nomes da música brasileira vão se apresentar nas cidades, possibilitando o resgate...