Feira de Santana

Presidente do Sindborracha destaca avanços e desafios para o setor em Feira de Santana

Ele abordou questões como a satisfação dos trabalhadores, a negociação de acordos salariais e o crescimento das indústrias, como a Vipal Borrachas, em Feira de Santana.

04/01/2025 12h10
Presidente do Sindborracha destaca avanços e desafios para o setor  em Feira de Santana

Oberdan Cerqueira, presidente do Sindicato dos Borracheiros da Bahia (Sindborracha), fez um balanço otimista sobre o setor durante entrevista ao programa De Olho na Cidade da Rádio Sociedade News. Ele abordou questões como a satisfação dos trabalhadores, a negociação de acordos salariais e o crescimento das indústrias, como a Vipal Borrachas, em Feira de Santana.

“A princípio, sim. Todos os nossos acordos são cumpridos. Geralmente, fazemos acordos de dois anos, e temos a preocupação de acompanhar e vigiar para garantir que as empresas cumpram o que foi acordado. Quando uma empresa tenta se desviar, vamos lá e cobramos”, afirmou, destacando o papel vigilante do sindicato nas negociações.

Sobre as condições salariais, Oberdan reconheceu que, embora o setor de borracha ofereça condições para a sobrevivência dos trabalhadores, os ganhos ainda não são ideais.

“Dá para sobreviver, com certeza, mas não é um salário que se pode chamar de bom. O sistema atual no Brasil torna difícil ganhar mais”, disse.

O sindicalista também comentou sobre as campanhas salariais, destacando a importância de envolver os trabalhadores no processo de negociação.

“Nossa data-base é em junho, e antes disso já começamos a conversar com as empresas. Mas, ao mesmo tempo, levamos tudo para os trabalhadores. Eles precisam aprovar o que é discutido, então fazemos assembleias e informativos para garantir que todos estejam por dentro”, explicou.

Em relação à expansão do setor em Feira de Santana, Oberdan comemorou o crescimento da empresa Vipal Borrachas, que atualmente emprega cerca de mil trabalhadores e tem capacidade para aumentar para até 1.700.

“É uma grande vitória para o setor e para a indústria da cidade. A ampliação de uma empresa dessa magnitude significa mais empregos diretos e indiretos”, ressaltou.

Oberdan também apontou o crescimento do comércio e a chegada de novas empresas em Feira de Santana, como os atacadistas que se instalaram na cidade recentemente. “O Natal foi um dos melhores para o comércio. O setor de borracha está estável, e com a chegada dessas novas empresas, podemos esperar uma melhoria ainda maior em 2025”, afirmou.

O presidente do Sindborracha Bahia finalizou sua entrevista com uma mensagem de otimismo e gratidão. “Quero agradecer a todos, a Deus, e àqueles que sempre nos apoiam. Desejo um feliz ano novo a todos os trabalhadores, e que possamos alcançar vitórias em 2024. O trabalhador é o que faz o país crescer, e quando Deus está à frente, a vitória é certa”, concluiu, destacando a importância da união e da força dos trabalhadores.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Projeto de lei propõe faixa exclusiva para motociclistas em Feira de Santana

Projeto de lei propõe faixa exclusiva para motociclistas em Feira de Santana

Inspirado em modelos já implantados em outras capitais, como Salvador, o projeto sugere...
Feira de Santana
Uefs prevê regularização de pagamento a prestadores de serviço do Cuca até a próxima semana

Uefs prevê regularização de pagamento a prestadores de serviço do Cuca até a próxima semana

O valor pendente refere-se ao mês de março, sendo este o único pagamento em atraso até...
Feira de Santana
Dia do Gari: Coleta de lixo, varrição ou limpeza não serão realizadas sábado

Dia do Gari: Coleta de lixo, varrição ou limpeza não serão realizadas sábado

Amanhã, a categoria vai comemorar festivamente o Dia do Gari, que acontece hoje, sexta-feira,...