Feira de Santana

Presidente do Consórcio de Saúde defende construção de nova Policlínica exclusiva para Feira de Santana

O objetivo, segundo ele, é suprir a sobrecarga da unidade já existente, que atualmente atende 29 municípios da região.

04/04/2025 16h05
Presidente do Consórcio de Saúde defende construção de nova Policlínica exclusiva para Feira de Santana
Foto: Divulgação

Ao assumir a presidência do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Bahia, o prefeito de Anguera, Mauro Vieira, revelou uma das suas principais propostas: a instalação de uma nova Policlínica Regional de Saúde, desta vez exclusiva para Feira de Santana. O objetivo, segundo ele, é suprir a sobrecarga da unidade já existente, que atualmente atende 29 municípios da região.

“Feira de Santana tem quase 600 mil habitantes, mais que várias capitais do país. A Policlínica atual já não comporta a demanda sozinha. É essencial que a cidade tenha uma unidade só para ela”, defendeu Mauro ao destacar que levará a proposta pessoalmente ao governador Jerônimo Rodrigues, em reunião marcada para acontecer após a Quaresma.

Mauro também ressaltou que, apesar do apoio político que recebeu de diversas correntes — da direita à esquerda —, sua gestão é baseada no diálogo com todas as esferas de poder, incluindo o Governo do Estado e o Governo Federal.

“Faço parte da base do Governo do Estado e mantenho um bom relacionamento com o governador Jerônimo e ele me garantiu que vamos intensificar a parceria com o consórcio de saúde”, contou.

Segundo Mauro, a Policlínica de Feira de Santana já é destaque entre as 22 unidades do estado, mas ainda precisa melhorar sua capacidade de atendimento.

“Hoje, conseguimos atender apenas 70% da demanda. Queremos alcançar 80%, mas para isso precisamos melhorar a logística, investir em capacitação e atualizar equipamentos que já estão defasados”, explicou.

Entre as propostas de ampliação estão o aumento de exames como ressonância e tomografia, que atualmente enfrentam limitações por conta da idade dos equipamentos.

“A Policlínica já tem sete anos. A aparelhagem começa a saturar e os veículos usados no transporte também precisam ser renovados. Vamos apresentar tudo isso ao governador”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo novo presidente do consórcio foi a importância dos mutirões de saúde, que pretende implementar em todos os municípios consorciados. “Vamos sugerir mutirões regulares, que facilitem o acesso à saúde e desafoguem hospitais como o Clériston Andrade”, disse.

Mauro também destacou a importância da parceria com deputados para a obtenção de recursos. “Antes mesmo de ser eleito, conversei com o deputado federal Zé Neto, que se comprometeu em destinar emendas de até R$ 5 milhões para a Policlínica. Esses recursos podem transformar a realidade da saúde na região.”

Sobre sua eleição à presidência do consórcio, Mauro reconheceu o apoio de nomes como o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo. Apesar de ter sido apoiado por nomes de diferentes espectros políticos, Mauro reforçou que a eleição foi feita com base em diálogo e compromisso com a saúde pública.

“Eu não posso fazer nada sozinho. Com humildade e vontade de aprender, vou buscar o melhor para nossa região e essa nova Policlínica para Feira é um passo essencial para isso.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Cirurgião do HGCA é encontrado morto dentro de clínica em Santo Estêvão

Em nota, a Direção Geral do HGCA lamentou o ocorrido e destacou a importância do legado...
Feira de Santana
Menos telas, mais afeto: Roda de conversa debate paternidade na era digital

Menos telas, mais afeto: Roda de conversa debate paternidade na era digital

Diálogo, limites e participação: o tripé da paternidade digital
Feira de Santana
Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Psicóloga destaca impactos da ausência paterna e caminhos para a reconstrução dos vínculos

Segundo a psicóloga, a criança é, inicialmente, uma extensão da mãe, e o pai tem o...