Presidente da Academia Feirense de Letras celebra novos membros e reforça valorização da cultura local
Ele destacou o significado da cerimônia e dos novos integrantes
A Academia Feirense de Letras prepara um momento especial para a cultura de Feira de Santana: no próximo dia 29 de maio, a instituição dará posse a 12 novos membros efetivos e 2 membros honorários, em cerimônia marcada para o Centro Comunitário Ederval Falcão, localizado entre os bairros Baraúnas e Sobradinho. A expectativa é reunir entre 150 e 200 pessoas para celebrar a entrada de novos acadêmicos e reforçar o compromisso com as letras e as artes na cidade.
A informação foi confirmada pelo médico e escritor João Batista de Cerqueira, presidente da Academia Feirense de Letras, docente e um dos fundadores do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Ele destacou o significado da cerimônia e dos novos integrantes:
“É um grupo que vai reforçar as letras e a cultura de Feira de Santana, ao mesmo tempo em que a academia também reconhece o valor de pessoas que, ao longo da sua vida, se dedicaram à cultura e à literatura da cidade. A exemplo do poeta Antônio Brasileiro, muito conhecido por sua produção literária, e do nosso festejado artista plástico, arquiteto e professor Juraci Dórea”, afirmou Dr. João.
Entre os nomes citados por ele como destaque, estão também o Padre Júlio César Santa Bárbara, pároco do Santuário Senhor dos Passos, que tomará posse como membro efetivo da instituição.
Além da solenidade de posse, a Academia está promovendo duas importantes iniciativas voltadas ao incentivo da produção literária local. A primeira é um concurso de poesias destinado a estudantes do ensino médio das redes pública e privada, com previsão de publicação de uma antologia com os trabalhos selecionados.
A segunda novidade é o lançamento de um prêmio voltado a escritores que tenham publicado obras em Feira de Santana ou cujos trabalhos falem sobre a cidade. O prêmio será entregue durante a próxima edição da Feira do Livro e da Literatura de Feira de Santana, marcada para os dias 23 a 28 de setembro.
“Hoje mesmo recebi a primeira inscrição para o prêmio. Fiquei muito feliz. É mais uma forma de valorizarmos os autores da nossa terra”, comemorou o presidente da academia.