Brasil

Presidente assina decretos para reestruturar as empresas estatais do Brasil

A iniciativa visa reduzir a dependência dessas empresas do Orçamento da União, concentrando esforços naquelas com maiores problemas financeiros

09/12/2024 18h39
Presidente assina decretos para reestruturar as empresas estatais do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os decretos para reestruturar as empresas estatais do país foram assinados nesta segunda-feira (9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é auxiliar as estatais que enfrentam dificuldades financeiras.

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, a iniciativa visa reduzir a dependência dessas empresas do Orçamento da União, concentrando esforços naquelas com maiores problemas financeiros.

O decreto assinado cria o Inova, o Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais, que busca melhorar a governança e a sustentabilidade financeira das estatais. As estatísticas não incluem a Petrobras, Eletrobras ou os bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Os termos de cooperação técnica serão assinados para aprimorar a gestão das empresas, com foco no aumento da produtividade, redução das desigualdades sociais e regionais e no fortalecimento das atividades de pesquisa e inovação.

O déficit primário das empresas estatais alcançou R$ 7,76 bilhões em 2024, o maior valor histórico para o período desde 2002. Esse número é quase três vezes superior ao déficit de R$ 2,86 bilhões registrado no mesmo período de 2023.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
Três agentes da PRF morrem após acidente durante perseguição a motos no Rio de Janeiro

Três agentes da PRF morrem após acidente durante perseguição a motos no Rio de Janeiro

Perseguição começou após suspeitos não respeitarem ordem de parada
Brasil
PRF inicia operação especial de feriado nesta quinta-feira

PRF inicia operação especial de feriado nesta quinta-feira

Iniciativa busca prevenir sinistros de trânsito e fiscalizar condutas irregulares por...
Brasil
Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025

Maior parte dos casos deste ano se concentram na faixa etária de 20 a 29 anos