Feira de Santana

Presença paterna é importante para o desenvolvimento dos filhos, diz especialista

Durante roda de conversa, pais discutem sobre a importância de cultivar tempo de qualidade com seus filhos

14/08/2022 12h22
Presença paterna é importante para o desenvolvimento dos filhos, diz especialista
Foto: De Olho na Cidade

A presença de uma figura paterna possui um papel importante no desenvolvimento de muitas crianças, podendo ser responsável por aspectos emocionais. O assunto foi discutido na roda de conversa especial para o dia dos pais, realizada no programa De Olho na Cidade, apresentado por Jorge Biancchi na rádio Sociedade News FM (102.1).

Segundo o psicanalista Dilton Barros, a paternidade é muito mais que uma relação de amigos, e jamais deve se confundir amizade com permissividade. Para ele, é o que guia, instrui, e o que ajuda o jovem a se direcionar.

“A paternidade nunca se dissolve, ela é eterna. Pai e mãe são muito mais que amigos, por mais que você tenha amigos maravilhosos, em alguns momentos só pode contar com seus pais.”, diz o psicanalista, enfatizando que a presença paterna possui papel essencial para o desenvolvimento dos filhos.

Para o psicanalista, a postura paterna não pode ser terceirizada, especialmente pois alguns homens renegam a presença na vida dos filhos, atribuindo apenas ás mães, e subestimam a importância do tempo de qualidade ao lado dos seus filhos.

Também presente na roda de conversa, o médico Marcos Bizzigini relata que já teve problemas de contato com sua filha, Ana Clara, devido aos horários desafiadores da sua profissão. Contudo, o doutor sempre se preocupa em ter um papel de carinho na vida dos seus filhos.

“Eu reorganizei minha vida ao ponto de passar o maior tempo possível com ela. Tentamos fazer o equilíbrio entre trabalho e familia”, conta o médico.

A filha do médico, Ana Clara, também estava presente no debate e expressou sua felicidade e carinho pelo pai: “Meu pai trabalha muito, mas sempre que ele tem tempo ele fica comigo”, diz ela.

A participação dos pais na vida dos filhos possui um papel essencial para os filhos, e pode ser feito de diversas formas. O músico Tata Lopes, e suas filhas Giovana Alves e Vitória Alves, compartilham um mesmo dom: o amor pela música.

“Sempre fomos abertos a conversas. Hoje em dia, nem é só eu que crio elas, elas também me criam”, diz o papai Lopes. Juntos, eles compõem um trio que encanta o público com suas canções que mescla a alegria do arrocha e a energia do forró.

“A música já faz parte da nossa vida, não tem como separar”, diz Giovana. Em concordância, Vitória Alves afirma que desde criança a música sempre os mantém unidos.

A roda de conversa se encerra com uma mensagem de carinho ao Dia dos Pais, reafirmando que a paternidade é eterna, e a presença de um tempo de qualidade entre pais e filhos é o que constrói vínculos afetivos e promove benefícios para toda a família.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira vai vacinar crianças contra a poliomielite em escolas da rede municipal

Feira vai vacinar crianças contra a poliomielite em escolas da rede municipal

A previsão é iniciar ainda esta semana nas 123 escolas que ofertam a Educação Infantil ...
Feira de Santana
46 pacientes aguardam regulação em Feira de Santana

46 pacientes aguardam regulação em Feira de Santana

Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas...
Feira de Santana
Brasil adquire 49 mil vacinas contra a varíola dos macacos

Brasil adquire 49 mil vacinas contra a varíola dos macacos

O país contabilizou, até o último dia 31 de agosto, 5.037 casos confirmados e 5.391...