Prefeitura de Feira transportou mais de 12 mil pacientes para atendimento especializado este ano
Somente em setembro foram 1.354 viagens
Até setembro deste ano, o programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), transportou 12.693 pacientes, que necessitam receber atendimento especializado em outros municípios. Somente em setembro foram 1.354 viagens, entre pacientes e acompanhantes.
Aproximadamente 17.500 pessoas estão cadastradas no serviço que possibilita o tratamento de doenças de média e alta complexidade. As principais solicitações de transporte são para realizar exames de radioterapia e quimioterapia; hemodiálise pediátrica e demandas de pacientes com microcefalia, osteogênese imperfeita, doença de Crohn, doença do miocárdio severa e paralisia cerebral.
“Quando esgotados todos os meios de atendimento no município, o TFD promove o acesso à saúde de usuários que precisam dar continuidade ao tratamento e encontram-se em situação de vulnerabilidade econômica, sem dispor do serviço em sua localidade”, explica a coordenadora interina do TFD, Sônia Maria Bonifácio Queiroz.
O agendamento da viagem é feito pessoalmente no setor, que fica na sede da SMS – na avenida Governador João Durval Carneiro. O atendimento é das 7h às 17h e o paciente deve comparecer com os documentos pessoais e algum comprovante do agendamento da consulta, como cartão.
Após a marcação, a viagem precisa ser confirmada, um dia antes do embarque, através do telefone (75) 3612-6637, que funciona também como WhatsApp. Caso haja imprevisto, informar ao setor com antecedência. A não confirmação da viagem implica no cancelamento.
EMBARQUE DOS PACIENTES
O local de embarque dos ônibus fica no Terminal Central, na plataforma “D”, com horário de saída às 6h da manhã, sendo que o paciente deve chegar com 20 minutos de antecedência.
É importante ressaltar que o TFD não realiza agendamento de viagens para triagem, buscar resultados de exames, marcar consulta, atendimentos particulares e/ou convênios, visitar pacientes internados ou doações de sangue. O usuário do serviço tem a garantia ainda de uma contribuição para a refeição, disponibilizado também para o acompanhante.
*Secom