Feira de Santana

Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular

A ação visa a busca ativa, a conscientização e prevenção da doença, visando ampliar o acesso à testagem

13/11/2024 19h12
Prefeitura realiza 31 exames para diagnóstico do HTLV no Mercado de Arte Popular
Foto: Valdenir Lima

Na manhã desta quarta-feira (13), 31 exames de sorologia para diagnóstico do HTLV foram realizados gratuitamente pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, no Mercado de Arte Popular. A doença é uma infecção sexualmente transmissível pouco conhecida pela população. Em Feira de Santana 276 pessoas vivem com a doença.

A ação visa a busca ativa, a conscientização e prevenção da doença, visando ampliar o acesso à testagem e o conhecimento sobre a enfermidade que pode trazer complicações. A testagem no Mercado de Arte Popular foi escolhida estrategicamente por ser um ponto de grande circulação de pessoas, facilitando o acesso de trabalhadores e visitantes.

Em alguns casos, pessoas com HTLV podem não apresentar sinais e sintomas. Mas, em caso de aparecimento, estes podem ser muito variados, como problemas neurológicos e urológicos, além de doenças de olhos e pele. As formas de transmissão são: vertical (de mãe infectada para o filho), durante a amamentação e raramente durante a gestação; relação sexual desprotegida (sem uso de camisinha) com parceiro infectado, compartilhamento de seringas e agulhas.

O médico infectologista Denio Barros, um dos especialistas presentes no evento, ressaltou a relevância da testagem para o diagnóstico precoce de infecções como o HTLV. 

“Estamos falando de uma infecção que muitas vezes não apresenta sintomas imediatos, mas que pode ter sérias consequências a longo prazo, como problemas neurológicos e imunológicos. A realização de ações como essa é essencial para que a população possa ter acesso a exames e, se necessário, a um tratamento especializado. Além disso, reforçamos a importância da conscientização para reduzir estigmas associados às infecções sexualmente transmissíveis”, afirmou o infectologista.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Em Feira de Santana as pessoas diagnosticadas são assistidas pela Prefeitura no Ambulatório de Infectologia, localizado na rua Professor Fernando São Paulo, 911, bairro São João (próximo à praça Ex Combatentes), com as seguintes especialidades: infectologista, enfermeiro, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta – tem laboratório para diagnóstico com técnico de laboratório e de enfermagem. Desde 2023, a doença passou a ser de notificação compulsória – ou seja, de comunicação obrigatória para o Ministério da Saúde. 

Vanice Venas, enfermeira referência técnica em HTLV da Secretaria de Saúde, falou sobre o impacto dessa ação para a população. Segundo Vanice, o diagnóstico é apenas o primeiro passo de uma jornada de cuidado contínuo.

“Uma vez diagnosticada a infecção, oferecemos suporte e acompanhamento médico para garantir que o paciente receba o tratamento e as orientações adequadas. Nossa missão é não só identificar a presença do vírus, mas também educar a população sobre os cuidados necessários e como conviver com essa condição de maneira saudável”, explicou.

Os resultados, segundo a Secretaria de Saúde, serão disponibilizados em 10 a 15 dias, com a garantia de privacidade. Aqueles que testarem positivo será feito um novo exame para confirmação da doença. É assegurado acompanhamento clínico para os pacientes diagnosticados.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Decreto autoriza envio de carros-pipa para atender as áreas que não têm acesso à água...
Feira de Santana
Caminhoneiros recebem atendimentos de saúde na BR-324 em ação do Novembro Azul

Caminhoneiros recebem atendimentos de saúde na BR-324 em ação do Novembro Azul

Durante o evento, foram disponibilizadas solicitações do exame Antígeno Prostático...
Feira de Santana
Mães de crianças com autismo realizam manifestação contra plano de saúde em Feira de Santana

Mães de crianças com autismo realizam manifestação contra plano de saúde em Feira de Santana

Segundo uma das mães há cerca de dois meses, 32 crianças em Feira de Santana e mais...