Prefeitura promove ação de saúde em alusão ao Dia Mundial do Diabetes no CADH
Atualmente, 3.054 pacientes são acompanhados pelo CADH, onde recebem atendimento especializado
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADH), ofereceu nesta quinta-feira (14) uma série de serviços de saúde gratuitos aos pacientes. A iniciativa, em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce e de cuidados contínuos para pessoas com diabetes.
Durante o evento, foram realizados serviços como aferição de pressão arterial, teste de acuidade visual (exame do fundo do olho que analisa a retina, o nervo óptico e os vasos sanguíneos do olho), atualização da caderneta de vacinação, orientações de prevenção e tratamento para pré-diabéticos, além de cortes de cabelo. Os participantes também receberam atendimento com nutricionistas, endocrinologista, nefrologista, massoterapia, cuidados odontológicos e orientações sobre a saúde do homem.
O aposentado Valter Santana, de 71 anos, paciente do CADH há 10 anos, aproveitou a oportunidade para fazer uma nova avaliação de saúde. “Essas ações são muito importantes para a gente que já tem uma certa idade. A gente consegue fazer vários exames e ter uma visão melhor da nossa saúde”, declarou.
A coordenadora do CADH, Andreia Silva, destacou a importância do evento para o diagnóstico precoce da diabetes. “Ações como essa são fundamentais, pois nos permitem identificar pessoas que estão no estágio inicial da doença, possibilitando orientações para prevenir o avanço do diabetes e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes”, afirmou.
Atualmente, 3.054 pacientes são acompanhados pelo CADH, onde recebem atendimento especializado de uma equipe multiprofissional. Somente neste ano, a unidade realizou um total de 94.976 atendimentos, fortalecendo o compromisso da Prefeitura com a promoção de saúde e qualidade de vida.