Feira de Santana

Prefeitura orienta a não comercialização de suplemento alimentar de melatonina para crianças

Fiscalizações estão sendo intensificadas nos estabelecimentos

06/09/2023 09h06
Prefeitura orienta a não comercialização de suplemento alimentar de melatonina para crianças
Foto: Secom

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Vigilância Sanitária, alerta os estabelecimentos sobre a comercialização e o uso do suplemento alimentar de melatonina para crianças e adolescentes. O produto não está autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação, distribuição e propaganda.

De acordo com a agência, também foi verificada a divulgação irregular, na internet, do produto, com alegações terapêuticas relacionadas a sono, ansiedade, compulsão alimentar, irritabilidade noturna, inflamação, suplementação para transtorno do espectro autista e câncer.

A Anvisa relata que a melatonina também não possui autorização para gestantes e mulheres que amamentam (lactantes) e só é aprovada em suplementos destinados para adultos acima de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas por dia e sem alegações de uso

A técnica da Vigilância Sanitária, Rosamaria Trindade El Fahl, destaca que as fiscalizações estão sendo intensificadas nos estabelecimentos comerciais com alerta aos vendedores para que deixem o produto separado da prateleira.

“Os produtos devem ser recolhidos pela empresa fornecedora ou pelo vendedor e não devem ficar expostos à venda. Orientamos a população que não compre produtos que não estejam devidamente identificados ou que sejam de procedência duvidosa. Todos os suplementos alimentares devem ter autorização da Anvisa”, ressaltou.

A população pode contribuir com as fiscalizações da Vigilância Sanitária pelo número (75) 3612-6646 ou pelo aplicativo Fala Feira 156, solicitando a vistoria de estabelecimentos.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura implanta novas áreas de embarque e desembarque no Centro de Feira de Santana

Prefeitura implanta novas áreas de embarque e desembarque no Centro de Feira de Santana

A ação integra o conjunto de medidas de requalificação da sinalização viária e de...
Feira de Santana
Palco para o Natal Encantado começa a ser montado

Palco para o Natal Encantado começa a ser montado

O moderno equipamento foi pensado para atender às exigências de todas as atrações
Feira de Santana
Caixa d’Água do Tomba passa a integrar patrimônio cultural de Feira de Santana

Caixa d’Água do Tomba passa a integrar patrimônio cultural de Feira de Santana

A decisão ocorreu após aprovação unânime do Projeto de Lei 09/2025, de autoria do...