Prefeitura leva serviços sociais e de saúde para uma comunidade Quilombola
A ação na Matinha foi em alusão ao Julho das Pretas
Diversos serviços sociais e de saúde foram ofertados aos moradores do distrito da Matinha, nesta sexta-feira, 22, em alusão ao Julho das Pretas – mês de enfrentamento ao racismo e pelo fim da violência. A ação foi realizada pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres e contou com a presença do prefeito Colbert Filho.
Os participantes tiveram aceso a aferição da pressão arterial, testagem e vacinação da Covid, testes rápidos para diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis, assistiram palestra sobre anemia falciforme, orientação de saúde bucal infantil e também nutricional, além de marcações de consultas, mamografias e preventivo.
A lavradora Ana Carla da Silva Ferreira, 37 anos, aproveitiu pra marcar exame e cortar o cabelo. A atividade foi realizada na Associação Cultural Coleirinho da Bahia, uma comunidade Quilombola, onde foram ofertadas ainda oficinas de turbantes e tranças, orientações jurídicas e socioassistenciais e acolhimento psicossocial.
“A administração municipal tem essa preocupação em incluir, empoderar e mostrar para a mulher que ela tem espaço, principalmente a mulher negra. Isso não é feito apenas neste mês”, afirmou a secretária de Política para as Mulheres, Gerusa Sampaio, enfatizando que o propósito dessa ação é “levar ao distrito serviços que as mulheres na sede encontram com ainda mais facilidade”.
*Secom