Feira de Santana

Prefeitura lança programa de qualificação rural

O encontro promovido pela Prefeitura ocorreu no Teatro Municipal Margarida Ribeiro com a presença de representantes de associações.

25/05/2022 12h36
Prefeitura lança programa de qualificação rural
Foto: ACM

O lançamento do programa Qualifica Rural, que propõe levar qualificação para o homem do campo, marcou o Dia do Trabalhador Rural, esta quarta, 25, em Feira de Santana. O encontro promovido pela Prefeitura ocorreu no Teatro Municipal Margarida Ribeiro com a presença de representantes de associações.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou que a medida vai incrementar novas tecnologias no convívio da zona rural, visando ampliar a produção. “Eles vão aprender técnicas para trabalhar com correção do solo, caprinocultura, apicultura, bovinocultura, operação de GPS para rastreabilidade e manejo agropecuário, além de técnicas para plantação de vários tipos de frutas e verduras”, citou.

Diversos cursos gratuitos serão ministrados por instituições parceiras, como o SENAR, Fundação Bradesco, Associação Baiana de Avicultura e outras entidades. O titular da pasta, Pedro Américo, enfatizou que para isso é necessário o recadastramento das associações da zona rural.

“Iniciamos hoje a atualização do cadastro para traçar o perfil de cada comunidade, entendendo a real necessidade de cada produtor rural. Assim poderemos proporcionar cursos mais direcionados, que vão aperfeiçoar o trabalho”, afirma acrescentando que cada uma das associações vai apontar qual o curso melhor se adequa a sua realidade. Atualmente o município possui 126 entidades rurais cadastradas.

Ainda de acordo com o secretário, o recadastramento vai permitir que a Seagri tenha informações a respeito da necessidade das associações. Somente as unidades recadastradas vão compor o programa Qualifica Rural, no entanto “não significa que quem não é associado será impedido de participar”, pontua Pedro Américo.

“Nossa intenção é potencializar a relação com a zona rural. Descentralizando serviços até as associações, no intuito de fortalecer a entidade para que o homem e a mulher do campo tenham uma unidade de apoio próxima a sua casa”, afirma.

Durante o encontro, foram apresentados os serviços disponibilizados pelo órgão municipal para as comunidades rurais, entre eles, o fornecimento de água potável através de carro pipa, aragem e gradagem de terra, serviço de inspeção municipal [fiscalização e certificação de produtos de origem animal e vegetal no município], distribuição de sementes.

Também é disponibilizado no órgão a sala da Cidadania do Incra, onde são oferecidos os serviços de ITR (Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural), emite o CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural), assim como a emissão de documentos para o homem do campo dar entrada na aposentadoria ou Auxilio Maternidade Rural.

“Esse foi um momento de reforçar que a Seagri está de portas abertas para o agricultor e o produtor rural na oferta de importantes serviços necessários à vida no campo”, enfatizou o diretor de Desenvolvimento Rural, Cristiano Queiroz.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Fernando de Fabinho, e os secretários municipais Gerusa Sampaio (Políticas para as Mulheres); Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Social), bem como o chefe de Gabinete, Fanael Ribeiro, o procurador Geral Moura Pinho e o vereador Jurandy Carvalho.

Além deles, representantes do Senar, Fundação Bradesco, Banco do Nordeste, da Previdência Social e Associação Baiana de Avicultura.

*Secom

Comentários

Leia também

Abertas inscrições da oficina de capacitação para o público LGBTQIA+

Estão abertas as inscrições para a oficina de construção de currículo e orientação...
Feira de Santana
30 pacientes aguardam por regulação em Feira

30 pacientes aguardam por regulação em Feira

Em Feira de Santana, 30 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas...
Feira de Santana
Coelba remove cerca de 30 toneladas de fiação irregular em Feira de Santana em 2022

Coelba remove cerca de 30 toneladas de fiação irregular em Feira de Santana em 2022

Resultado é reflexo das inspeções e ações de ordenamento realizadas em todo o município...