Prefeitura lança força-tarefa para zerar fila de exames até março
A ação será marcada pela descentralização do atendimento, com foco nas policlínicas, e inclui uma logística elaborada para facilitar o acesso e evitar aglomerações.
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, anunciaram nesta quinta-feira (2), como será a ação que promete zerar a fila de exames na rede municipal de saúde em 100 dias. O mutirão será marcado pela descentralização do atendimento, com foco nas policlínicas, e inclui uma logística elaborada para facilitar o acesso e evitar aglomerações.
De acordo com Rodrigo Matos, toda pessoa com guias ou solicitações médicas datadas entre 1º de junho e 30 de novembro de 2024 deverá comparecer à policlínica mais próxima para regularizar a situação. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não farão parte deste processo.
“Estamos convocando a população para se dirigir às policlínicas, que são sete pontos estratégicos na cidade. Decidimos descentralizar o atendimento para evitar filas gigantes, desconforto e exposição ao sol ou chuva, como poderia acontecer se fosse centralizado na Secretaria de Saúde”, explicou.
Ele detalhou que a logística inclui dividir o atendimento por períodos de solicitação.
“Se sua guia é de junho ou julho, você terá quatro dias para comparecer. O mesmo vale para os meses seguintes. Criamos essa dinâmica para reduzir filas e equilibrar o fluxo.”
Estimativa de demanda reprimida
O secretário também destacou que a demanda reprimida por exames é significativa e que a gestão está preparada para lidar com um volume muito superior ao estimado inicialmente.
“Estamos sendo corajosos ao dizer: se você tem uma guia em casa, traga, porque queremos resolver. Entre os exames mais procurados estão eletrocardiograma, endoscopia e ecocardiograma. Muitos deles são de baixa complexidade, mas ainda assim têm uma demanda reprimida enorme,” afirmou.
Dr. Rodrigo ainda justificou o recorte temporal, considerando apenas exames solicitados nos últimos sete meses.
“Solicitações mais antigas podem não ser úteis e precisam ser reavaliadas por um médico. Por isso, adotamos um tempo elástico de sete meses, equilibrando a realidade da população com a necessidade médica.”
Durante a coletiva, o prefeito José Ronaldo reforçou o compromisso da gestão em resolver as demandas da saúde pública de maneira ágil e eficaz.
“Essa questão da saúde foi um compromisso que nós firmamos. Pedi ao Dr. Rodrigo que agisse o mais rápido possível para cumprir o que prometemos ao povo de Feira de Santana. Sei que é uma demanda grande, mas vamos lutar com todas as forças para realizar esse desejo, que também é nosso,” declarou o prefeito.
Próximos passos
O período para registro nas policlínicas começa em 8 de janeiro e segue até 23 de janeiro. A meta é agilizar o processo e garantir que a fila de exames seja completamente eliminada até março de 2025. O foco está em atender a população de forma organizada e eficiente, oferecendo um serviço de saúde de qualidade para os feirenses.
*Com informações do repórter Rafael Marques