Feira de Santana

Prefeitura inicia temporada de eventos de 2023 com Reisado de Tiquaruçu

Festividade volta a acontecer após dois anos

07/01/2023 07h22
Prefeitura inicia temporada de eventos de 2023 com Reisado de Tiquaruçu
Fotos: Silvio Tito/Arquivo

A Festa de Reis de Tiquaruçu é a principal opção de entretenimento gratuito em Feira de Santana neste final de semana. A programação de shows musicais acontece sábado (07) e domingo (08). Nomes conhecidos da música baiana e local passarão pelo palco montado na Praça de São Vicente. O arrocha, um dos ritmos preferidos dos baianos, dará o tom nos dois dias de programação festiva no distrito. A festividade está sendo retomada após dois anos, quando ficou suspensa em virtude da pandemia da Covid-19. 

Na primeira noite de shows a programação está prevista para ser iniciada às 19h. Passarão pelo palco: Beto Cardoso, Júlio César, Naldinho, Moisés Almeida e a banda Malícia Sem Vergonha. Já no domingo as apresentações começam durante o dia. No palco apresentação do Reisado de São Vicente, a partir das 15h. Na sequência Asa Filho e Banda Chapéu de Couro. A banda Asas Livres, uma das atrações mais esperadas, promete fazer o público arrochar ao som de antigos e atuais sucessos. O cantor Márcio Alves encerra a programação. 

Tradição de mais de dois séculos

O reisado de São Vicente é tradição antiga no Distrito de Tiquaruçu. A manifestação cultural começou há mais de dois séculos. Marcada pela religiosidade, é uma festividade enraizada na cultura local, e que atravessa gerações. No domingo será celebrada uma missa na igreja de São Vicente, a partir das 10h, encerrando a parte religiosa da festa, iniciada com um tríduo na última quinta-feira (5). 

Na sequência começa o desfile pelas ruas do distrito do Reisado de São Vicente. O grupo é formado por 15 pessoas, mas esse grupo multiplica de tamanho durante o cortejo, que é acompanhado por moradores de Tiquaruçu e visitantes. O desfile é encerrado no palco montado na Praça de São Vicente, onde o Reisado realiza a apresentação de músicas e manifestações que celebram a data nos mais de dois séculos de existência e resistência. 

Como chegar em Tiquaruçu

O acesso ao distrito de Tiquaruçu é pela BR-116 norte. A distância para a sede de Feira de Santana é de 29,7 quilômetros. Boa parte do trajeto é pela rodovia, mas existe um trecho de estrada de chão até chegar a localidade. A via foi patrolada pela Superintendência de Operações e Manutenção da Prefeitura para garantir boas condições de trafegabilidade e facilitar o acesso ao distrito. 

Atendimento de saúde garantido

Quem for curtir a tradicional Festa de Reis, no distrito de Tiquaruçu, terá assistência garantida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Durante os festejos, será montado um esquema de reforço com equipe de enfermeiros e médicos.

No sábado (7), a Unidade de Saúde da Família ficará aberta das 21h às 4h da manhã. Já no domingo (8), as equipes estarão a postos das 10h da manhã até a meia-noite e trinta.

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Aulas das escolas privadas de Feira retornam nesta quarta (1º)

Aulas das escolas privadas de Feira retornam nesta quarta (1º)

A manhã desta quarta-feira (1º), foi marcada pelo retorno das aulas das escolas de ensino...
Feira de Santana
Bruxismo tem relação com problemas emocionais, aponta especialista

Bruxismo tem relação com problemas emocionais, aponta especialista

O bruxismo é um transtorno caracterizado por apertar os dentes ou serrar a mandíbula...
Feira de Santana
Prefeitura estabelece calendário de pagamentos de salário de 2023

Prefeitura estabelece calendário de pagamentos de salário de 2023

Os pagamentos estão previstos sempre para o último dia útil de cada mês.