Feira de Santana

Prefeitura e Ministério Público assinam TAC para antecipação do pagamento dos precatórios do Fundef

Ato foi oficializado na sede do MP-BA em Feira de Santana, na tarde desta segunda-feira (10) 

10/02/2025 16h00
Prefeitura e Ministério Público assinam TAC para antecipação do pagamento dos precatórios do Fundef

A Prefeitura de Feira de Santana e o Ministério Público Estadual assinaram na tarde desta segunda-feira (10) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que visa a antecipação do pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O ato foi oficializado na sede do MP-BA, com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, do promotor Audo Rodrigues, e do procurador geral do Município, Antônio Augusto Graça Leal.

Este TAC é um marco importante no processo de antecipação do pagamento dos precatórios, que originalmente seriam pagos pela União em 2026. Contudo, por meio de um deságio a ser realizado junto a uma instituição financeira, esse pagamento será antecipado, proporcionando um benefício imediato aos professores – que estiveram na ativa entre os anos de 1997 e 2006 –  e ao município.

O prefeito José Ronaldo destacou a importância da assinatura do TAC para o cumprimento legal e revelou que a próxima etapa será concretizada ainda essa semana, com abertura do chamamento público para instituições financeiras interessadas. “Agora estamos convidando os professores beneficiados para comparecerem à Secretaria de Educação na próxima quinta-feira (13), onde vamos assinar o chamamento público para bancos ou empresas que desejam adquirir os precatórios de Feira de Santana. Esse é um processo judicial importante e o apoio do Ministério Público é fundamental para viabilizar a liberação desses recursos para os professores e para o município de Feira de Santana. Essa é uma demanda antiga dos professores que, após a decisão judicial, agora poderá ser resolvida de forma mais célere”, afirmou o prefeito.

O secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou a relevância do momento para os professores e para a educação no município. “É uma grande conquista, uma reivindicação histórica. A assinatura desse TAC traz a oportunidade de resolver um problema que vem sendo discutido há anos e finalmente permitirá que os professores possam usufruir do recurso ao qual têm direito”, pontuou.

O promotor Audo Rodrigues explicou que a discussão sobre os precatórios do Fundef é uma questão que ganhou destaque em todo o Brasil, culminando na promulgação de uma lei que garantiu aos professores o direito a 60% dos recursos do Fundef. A Prefeitura de Feira de Santana entrou com uma ação judicial contra a União para garantir esses repasses, e a sentença judicial determinou que o município procurasse o Ministério Público para formalizar o TAC. “Esse termo garante a aplicação da decisão judicial, que possibilitará o pagamento dos 60% dos precatórios aos professores, além de assegurar um cronograma de pagamento mais ágil, para que todos os professores ou seus herdeiros recebam os valores devidos”, explicou o promotor.

O TAC também estabelece um prazo de 90 dias para que o município apresente um plano detalhado de pagamento, com a liberação dos recursos já bloqueados pela Justiça Federal. A expectativa é que o pagamento seja realizado de forma mais rápida após a assinatura do termo.

A importância do TAC vai além da garantia dos direitos dos professores. A medida também envolve a destinação de 40% dos recursos ao município, que serão utilizados para melhorias, impulsionando o desenvolvimento da educação em Feira de Santana.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

Feira na Avenida tem nova programação para o mês de abril devido ao feriadão

A feira é conhecida por reunir cultura, arte, economia criativa e lazer em um só lugar...
Feira de Santana
Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Morre cantor, compositor e percussionista Bel de Bonita em Feira de Santana

Bel sofreu um infarto e chegou a passar por um procedimento de cateterismo em um hospital...
Feira de Santana
Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Projeto que alfabetiza garis em Feira de Santana vence prêmio nacional

Iniciativa é realizada pela Sustentare em parceria com a Universidade Estadual de Feira...