Prefeitura de Salvador anuncia plano de contingência contra varíola dos macacos
Capital baiana tem nove casos confirmados da doença; Outros 43 estão em análise.
Com nove casos confirmados de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos em Salvador – e outros três no interior do estado – a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital baiana anunciou, nesta quarta-feira (3), um plano de contingência na capital. O plano conta com ações de monitoramento, atendimento e tratamento da doença em Salvador.
O anúncio foi feito pelo secretário Decio Martins Mendes Filho ao lado da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o secretário, dos nove casos confirmados em Salvador, quatro já são considerados curados.
Além disso, outros 43 casos estão em análise. Dentro do plano de contingência, a partir da próxima segunda-feira (8), as unidades básicas de saúde da capital passam a receber pacientes com suspeita da doença.
Com isso, além das 16 unidades de urgência e emergência, outras 28 unidades básicas de saúde de Salvador passam a ser pontos de referência para atendimento e coleta laboratorial. [Veja a lista dos locais de atendimento].
*G1 Bahia.