Feira de Santana

Prefeitura de Feira regulamenta acesso para Tratamento Fora do Domicílio

A medida busca padronizar o uso do serviço, assegurando acesso justo e eficiente a pacientes do SUS

21/08/2025 16h08
Prefeitura de Feira regulamenta acesso para Tratamento Fora do Domicílio
Foto: Divulgação – SMS

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial Eletrônico, a portaria que regulamenta o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A medida busca padronizar o uso do serviço, assegurando acesso justo e eficiente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de procedimentos médicos, cirúrgicos ou complementares não disponíveis na rede municipal.

De acordo com a portaria, o TFD será concedido em situações específicas: quando não houver possibilidade de atendimento no município; quando o procedimento estiver previsto na Tabela SIGTAP/SIA-SUS; diante da comprovação de agendamento no município de destino; e mediante apresentação de Laudo Médico emitido por profissional da rede municipal, com justificativa clínica fundamentada.

“Essa portaria foi publicada para regulamentar o TFD, dar transparência e também orientar as pessoas sobre a finalidade deste serviço. Queremos garantir acesso qualificado ao serviço, com eficiência e de acordo com as normativas federais vigentes. É voltado para pacientes que já possuem exames ou procedimentos de alta complexidade agendados em outro município pactuado, que não estão disponíveis em Feira ou cuja demanda excede a oferta local”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. 

O documento deverá conter informações detalhadas, como identificação do paciente e do médico solicitante, descrição clínica com CID, justificativa técnica para atendimento fora do município, exames complementares e indicação da necessidade de acompanhante, quando houver.

PRAZOS E PRIORIDADES

O processo terá prazos definidos para conferência documental (até dois dias úteis), análise técnica pela Comissão Municipal de TFD (em até cinco dias úteis), e liberação da logística em até três dias úteis após decisão favorável. Casos urgentes terão prioridade, com análise imediata.

Ainda conforme a publicação, o não comparecimento do paciente ou acompanhante sem justificativa formal, apresentada em até três dias úteis, poderá gerar registro em prontuário administrativo e condicionar novas autorizações a análise prévia, exceto em situações emergenciais. 

DOCUMENTOS

São de uso obrigatório no TFD apresentação de documentos padronizados, entre eles o Laudo Médico de TFD, o Termo de Ciência e Compromisso, o Checklist de Conferência Documental e o Formulário de Comprovação de Atendimento.

Conforme a portaria do Diário Oficial, as decisões da Comissão Municipal de TFD deverão ser registradas em sistema informatizado, com número de protocolo, data, parecer técnico e assinatura dos membros.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde implantará indicadores de monitoramento e avaliação do programa, como o tempo médio de autorização, a taxa de indeferimento e seus motivos, o custo médio por paciente ou acompanhante e a taxa de devolução por documentação incompleta.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
UEFS sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2025

UEFS sedia Jornada Nacional de Inovação da Indústria 2025

Evento gratuito reunirá universidade, indústrias e startups para debater transição...
Feira de Santana
Cuca celebra 30 anos com programação especial no Aberto das Artes 2025

Cuca celebra 30 anos com programação especial no Aberto das Artes 2025

O Aberto das Artes é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Feira de Santana
Feira de Santana passa a emitir carteirinha para pessoas com anemia falciforme

Feira de Santana passa a emitir carteirinha para pessoas com anemia falciforme

Tem direito ao documento a pessoa que reside no município e é cadastrada no Programa...