Feira de Santana

Prefeitura de Feira implanta serviço de neuromodulação transcraniana pelo SUS

Técnica transmite ondas magnéticas para equilibrar a atividade neuronal

25/03/2025 06h33
Prefeitura de Feira implanta serviço de neuromodulação transcraniana pelo SUS
Foto: Sara Silva

Deitada em posição confortável, a auxiliar administrativo Ana Maria de Jesus, 46 anos, recebe estímulos em pontos específicos da cabeça que são transmitidos por um neuromodulador transcraniano – equipamento que emite ondas magnéticas capazes de ajustar a atividade neuronal. O tratamento contra a ansiedade e depressão é pioneiro pelo SUS e está sendo implantado em Feira de Santana pela Secretaria Municipal de Saúde.

O titular da pasta, Rodrigo Matos, acompanhou o atendimento no CAPS III (Centro de Atendimento Psicossocial), onde Ana Maria é assistida há 20 anos. Inicialmente o serviço está concentrado neste equipamento de saúde, mas se estenderá a demais unidades da rede de saúde mental.

Foto: Ayala Queiroz

“Essa é uma técnica já amplamente difundida e com comprovações científicas. Contudo, a saúde pública Feira de Santana está na vanguarda”, afirmou o secretário municipal de Saúde ao assegurar que “esse procedimento pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas”.  

“A saúde mental é uma prioridade da nossa gestão. Vamos continuar trabalhando para que os indicadores vinculados à rede psicossocial sejam um dos melhores do país”, frisou Rodrigo Matos. 

O neuromodulor transcraniano geralmente é utilizado em pessoas que apresentam mais de um transtorno mental. As sessões levam em média entre 40 e 60 minutos e o tratamento é individualizado. Ou seja: o protocolo de neuromodulação magnética varia para cada paciente [esta técnica pode inibir ou estimular a atividade dos neurônios].

“No caso dessa paciente aplicamos dois protocolos, sendo um deles para tratar a depressão e o outro a ansiedade. O neuromodulor consegue proporcionar o equilíbrio neuronal. A cada sessão notamos uma resposta satisfatória ao tratamento”, afirmou o fisioterapeuta André Villa Flor. A técnica é invasiva e sem efeitos colaterais. 

O coordenador do serviço explica que além do atendimento com uso do neuromodulador, os pacientes precisam ser acompanhados pelo psiquiatra e psicólogo. “A atuação conjunta desses serviços é que vai restabelecer a saúde do paciente”, diz Villa Flor. 

Ele explica que o tratamento é contra- indicado para pessoas que usam clipes de aneurisma, prótese metálica cerebral, tem convulsão ou epilepsia não controlada. 

AMBIENTE ACOLHEDOR

Para a realização das sessões de neuromodulação magnética, a sala também é preparada para proporcionar mais conforto e acolhimento para o paciente. 

Velas aromáticas, umidificador de ar e aromatizador, somando a uma música em som ambiente, criam um espaço mais tranquilo e aconchegante para quem está enfrentando a depressão e/ou ansiedade. 

“Sensação boa, uma maravilha, chega relaxei. E receber esse acolhimento e carinho na maneira que cuidam da gente me deixa extremamente feliz e faz com que eu siga com o tratamento”, pontuou Ana Maria de Jesus.

Comentários

Leia também

Proposta de universidade federal em Feira de Santana é viável, diz Rui Costa

Rui Costa destacou que o projeto apresentado para Feira de Santana, embora estruturado,...
Feira de Santana
Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

No Dia Nacional do Teatro, os depoimentos de Fernando Souza e Lion Guimarães lembram que,...
Feira de Santana
Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

A terceira classificatória da temporada acontece neste mês no Posto São Gonçalo 4,...