Nova UBS de Porte III começa a ser construída no bairro Registro e deve atender até 21 mil pessoas
Obra da nova UBS (Porte III) vai beneficiar região do Registro, antes dependente de outras localidades para atendimento; investimento é de R$ 2,2 milhões
A Prefeitura de Feira de Santana deu início neste domingo (27), com a assinatura da ordem de serviço, à construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte III no bairro Registro. A solenidade contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e de demais autoridades e profissionais da gestão. A nova unidade será a maior da cidade, com capacidade para abrigar até seis equipes de Saúde da Família, podendo atender até 21 mil pessoas.
“Essa obra é um marco importante para a cidade de Feira de Santana, especialmente para a comunidade do Registro, que antes precisava se deslocar até Jaíba ou para o Corredor dos Araçás para ter atendimento. Muitas pessoas sequer conseguiam ir, por dificuldades de locomoção. Com essa nova UBS, aproximamos o serviço de quem mais precisa”, afirmou o secretário Rodrigo Matos.
O equipamento, construído em convênio com o Ministério da Saúde, será erguido em terreno da Prefeitura localizado na Avenida Antônio Ribeiro Marques, ao lado do Jardim Brasil, próximo à Lagoa da Merreca. O investimento total é de R$ 2,2 milhões e a previsão de conclusão da obra é de 12 meses.
De acordo com Rodrigo Matos, cada equipe de Saúde da Família poderá atender até 3.500 pessoas.
“Com seis equipes completas, poderemos assistir até 21 mil moradores da região. A unidade contará com médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, técnicos de enfermagem e ainda profissionais de apoio como psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas”, detalhou.
Além de atender à demanda crescente da região, a construção da UBS está inserida no planejamento estratégico da gestão municipal de ampliar e qualificar a cobertura da atenção primária.
“Feira de Santana já possui uma cobertura acima da média nacional em atenção primária, mas nosso objetivo é chegar a 100%. Isso exige duas frentes: crescer e qualificar o que já temos. Estamos fazendo isso também com a reforma de unidades como a do São José e a do Bonfim”, completou o secretário.
O prefeito José Ronaldo destacou a importância estratégica da nova unidade.
“Essa região cresceu muito e já não era mais possível suportar a demanda nas unidades vizinhas. Escolhemos este local com base em critérios técnicos, e os investimentos vêm ao encontro do nosso plano municipal de saúde, que visa justamente acompanhar o crescimento populacional com estrutura adequada”, disse.
Segundo o prefeito, a próxima localidade a receber uma nova UBS será a região do Papagaio. “Já está em fase final de licitação. Em breve também daremos início à obra lá”, concluiu.
*Com informações do repórter Robson Nascimento
*Com informações do repórter Robson Nascimento