Prefeitura apresenta Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável para Feira de Santana
Documento traça diretrizes para o crescimento da zona rural de Feira de Santana até 2032
Na manhã desta terça-feira (10), o prefeito Colbert Martins Filho e o secretário municipal de Agricultura, Alexandre Monteiro, apresentaram o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, documento que traça diretrizes para o crescimento da zona rural de Feira de Santana até 2032. A apresentação ocorreu no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal Maria Quitéria.
O secretário Alexandre Monteiro destacou o caráter colaborativo do plano, elaborado com a participação de sindicatos, associações rurais, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, agentes distritais e produtores. Foram realizadas 16 audiências públicas em todos os distritos de Feira de Santana.
“Esse plano talvez seja o maior instrumento de planejamento já entregue à Feira de Santana. Avaliamos potencialidades, vulnerabilidades e propomos projetos e políticas públicas para manter o homem no campo com dignidade”, afirmou .
O secretário ressaltou que o planejamento levou em conta as especificidades de cada região:
“As peculiaridades de cada distrito, como clima, tipo de solo e pluviometria, foram consideradas. Este é um instrumento para o poder público implementar benefícios à sociedade. Ele é a semeadura de um novo tempo de desenvolvimento”.
O prefeito Colbert Martins Filho enfatizou a importância do plano para o futuro da agropecuária local, mesmo em um contexto de desafios climáticos.
“Estamos em seca e já pedimos ajuda ao Estado e ao governo federal, mas ainda não tivemos resposta. Apesar disso, avançamos com medidas como a estimulação da ovulação em vacas e a implantação de embriões, melhorando a qualidade das raças leiteiras”, explicou o prefeito.
Colbert também destacou a parceria com instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que em breve inaugurarão uma escola técnica de zootecnia no município.
“Feira de Santana tem potencial para se tornar referência no crescimento agropecuário da Bahia. O planejamento nos posiciona de forma estratégica para buscar recursos em Salvador e Brasília”, acrescentou.
O plano prevê ações que atendam tanto a agricultura familiar quanto produtores de maior escala. “Nossa zona rural já foi pujante e, com esse trabalho, buscamos recuperar o protagonismo. O planejamento não é apenas um documento, mas a base para avanços reais e sustentáveis”, concluiu Alexandre Monteiro.
*Com informações do repórter Rafael Marques