Prefeitura amplia assistência para crianças e adolescentes com espectro autista
Serviços especializados vão fortalecer o cuidado e acolhimento no CER-TEA
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira (02), foi marcado em Feira de Santana pela ampliação dos serviços de saúde e assistência social voltados às crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. O prefeito José Ronaldo de Carvalho reforçou a prioridade do Governo Municipal em atender esse público e determinou a intensificação das ações, beneficiando tanto o Centro de Referência Municipal para Tratamento do Espectro Autista (CER-TEA) quanto outras entidades e associações que prestam assistência na cidade.
Os novos serviços foram entregues pelo prefeito, pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio. Com isso, as 70 crianças e adolescentes de 3 a 12 anos assistidos pelo CER-TEA passam a contar também com assistência odontológica, psiquiátrica, fonoaudiológica, fisioterápica e de enfermagem. Esses profissionais vão reforçar a equipe que já atuava nas áreas de psicomotricidade, psicologia, nutrição, psicopedagogia e serviço social.
“Estamos investindo na saúde e bem-estar das nossas crianças e adolescentes autistas, garantindo que recebam um atendimento integral e de qualidade, atendendo às suas necessidades. Cada um deles merece o nosso cuidado e atenção”, afirmou o prefeito José Ronaldo, reforçando que a Prefeitura também pretende apoiar entidades e grupos que já atuam no município.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância da ampliação da assistência: “O CER-TEA é um exemplo de como a ação pública pode impactar positivamente a vida das pessoas. Estamos muito felizes em poder oferecer uma gama diversificada de profissionais, que trabalharão juntos para promover a saúde e o desenvolvimento dessas crianças e adolescentes.”
A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, ressaltou que o fortalecimento da rede socioassistencial é essencial. “O Município dá mais um passo importante, ampliando a assistência e possibilitando um atendimento mais abrangente às crianças com transtorno do espectro autista”, afirmou.
Além dos investimentos no CER-TEA, o prefeito José Ronaldo determinou que os secretários de Saúde e Desenvolvimento Social estabeleçam parcerias com todas as entidades que prestam assistência a esse público na cidade. “A Família Azul desenvolve um trabalho que admiro muito. Tenho respeito por eles, da mesma forma que pelo grupo de mães que se reúne no bairro George Américo. Se surgirem outros grupos, queremos ajudar a todos, pois é um trabalho grandioso”, enfatizou o prefeito.
Para matricular uma criança no CER-TEA, é necessário encaminhamento do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil), onde receberá o diagnóstico do neurologista. Além disso, é preciso que tenha entre 3 e 12 anos, resida no município e esteja inscrito no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de seu bairro para comprovar situação de vulnerabilidade social. O equipamento municipal está localizado na rua Itacarambi, no bairro Muchila, ao lado do Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira.