Política

Prefeitos Tarcísio Pedreira e João de Furão selam as pazes

Nos bastidores da política o que se comenta na cidade é que tio, primos e sobrinhos selaram as pazes.

18/01/2023 09h04
Prefeitos Tarcísio Pedreira e João de Furão selam as pazes
Foto: André Silva

A eleição do Portal do Sertão, que elegeu João de Furão como presidente da entidade, serviu também para fazer pontes e selar as pazes entre os dois primos, prefeitos de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira, e de Conceição da Feira, João de Furão, da tradicional família de Nini Dessa, que milita na política de São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira há mais de 40 anos.

De um lado Tarcísio Pedreira, filho do ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos e ex-deputado estadual com 6 mandatos, Targino Machado, do outro João de Furão, filho do também ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos por três mandatos, Antônio Dessa Cardoso (Furão), ambos netos da saudosa Nini Dessa que teve o privilégio de ter dois filhos prefeitos da cidade Jardim e agora dois netos prefeitos de cidades diferentes, São Gonçalo dos Campos e Conceição da Feira.

Em entrevista ao De Olho na cidade, o prefeito Tarcísio Pedreira relatou que em toda briga familiar só se perde, nada se ganha.

“Eu e João fomos herdeiros de algo que não tem fundamento, não há razão para existir uma briga se nada tem a ganhar com ele, sobretudo desgaste. Eu não estou disputando nada com João Pedro e João não está disputando nada comigo, então o melhor para São Gonçalo e Conceição da Feira é que estejamos unidos, então pra que alimentarmos ou permitir que outras pessoas provoquem a desunião? Quero, de coração aberto, se ainda tiver alguma mágoa entre nós dois, em nome das dezenas de milhares de pessoas de ambos os municípios que torcem por nossa união, temos a obrigação de sermos maiores que a mágoa, que o rancor, de que qualquer coisa, como políticos, como representantes do povo, somos maiores que isso tudo.” Salientou.

Perguntado sobre as eleições de 2024, o prefeito Tarcísio disse que não vota em Conceição da Feira.

“Não tenho voto lá, porém como médico, primo e amigo do prefeito João de Furão, estaria no palanque de João de Furão para ajudá-lo e quero lembrar, jamais vou deixar de querer um primo meu, um tio, um parente em um cargo de destaque pra querer um estranho, divergências familiares existem em todas as famílias, cada um fale da sua família dentro de casa, fazer sua autocrítica, porém, a política não pode em hipótese alguma, ser acima daquilo que é primordial em todas as famílias, sobretudo nas pessoas que servem a Deus, então vou querer meus parentes, meu primo, meu pai, meu tio, meus irmãos brilhando e mais do que isso estarei sempre disposto a lutar, todos sabem que sou de luta, em qualquer situação, se tiver um estranho de um lado e um familiar de outro, estarei sempre do lado do meu familiar.” Disse o prefeito Tarcísio.

Já o prefeito João de Furão disse que todo voto é bem vindo.

“Mesmo com todas as dificuldades que a política colocou na nossa família, hoje, nós como primos, podemos sentar, dialogar e caminhar juntos, um instruir o outro, um participar da cidade do outro, sem ter aqueles questionamentos de que um tá fazendo porque tá copiando o outro. É sabido que temos moradores de São Gonçalo que estão todos os dias em Conceição da Feira e assim vice-versa, nós não temos nenhuma rixa, mas por não ter um certo tipo de contato as pessoas acabavam criando especulações e hoje as pessoas enxergam de maneira saudável a nossa aproximação e quero somar na administração de São Gonçalo, assim como também, se precisar, Tarcísio somará na administração de Conceição da Feira, isso tudo através do consórcio Portal do Sertão.” Disse João de Furão.

Perguntado sobre o palanque político de São Gonçalo em 2024, João de Furão disse que vai estar onde a família tiver.

“Tenho meu pai (Furão), que já foi prefeito por três mandatos e já deu uma expressiva votação quando eu fui candidato a deputado federal, graças ao apoio de Furão. Então onde Furão estiver eu estou, se ele sair da política de São Gonçalo, eu saio e quem ele apoiar estarei apoiando, somos bastante unidos.” Disse João de Furão.

Nos bastidores da política o que se comenta na cidade é que tio, primos e sobrinhos selaram as pazes. O clã da família de Nini Dessa permanece unido e pretendem reinar por muito tempo em ambas as cidades.

Comentários

Leia também

Política
Justiniano França lança pré-candidatura a vereador e anuncia apoio a José Ronaldo

Justiniano França lança pré-candidatura a vereador e anuncia apoio a José Ronaldo

O evento ocorreu no Hotel Íbis e contou com a presença de José Ronaldo, Sérgio Carneiro,...
Política
Barroso e Mendonça se desentendem no STF em julgamento sobre porte de drogas

Barroso e Mendonça se desentendem no STF em julgamento sobre porte de drogas

O STF julga a constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, que considera crime o...
Política
“É um projeto forte”, afirma Rogério Costa sobre Val de Dezinho como pré-candidato

“É um projeto forte”, afirma Rogério Costa sobre Val de Dezinho como pré-candidato

A decisão foi aguardada com expectativa, e o prefeito explicou os critérios que levaram...