Polícia

Prefeitos são alvos de operação da PF contra desvio de recursos públicos no interior do estado

Entre os alvos estão o prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho (PCdoB), a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB) e o chefe de gabinete da prefeitura de Poções.

23/10/2025 08h33
Prefeitos são alvos de operação da PF contra desvio de recursos públicos no interior do estado
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (23), uma operação para combater uma organização criminosa responsável pelo desvio e lavagem de recursos públicos federais repassados à Prefeitura de Poções, cidade do sudoeste da Bahia, entre 2021 e 2023. O prejuízo estimado ao erário ultrapassa R$ 12 milhões.

Segundo a Polícia Federal, estão sendo cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Poções, Encruzilhada, Barreiras e Vitória da Conquista.

Entre os alvos estão o prefeito de Encruzilhada, Dr Pedrinho (PCdoB), a prefeita de Poções, Dona Nilda (PCdoB) e o chefe de gabinete da prefeitura de Poções, que também já exerceu o cargo de vice-prefeito do município, Jorge Luiz.

Jorge Luiz teve o mandato cassado em abril de 2017, junto com o prefeito do município da época, Leandro Araújo. Os ex-gestores foram acusados de captação ilícita de recursos para a campanha do pleito municipal de 2016.

A reportagem tenta contato com as defesas dos alvos, mas não conseguiu até a última atualização desta matéria.

Como funcionava o esquema

De acordo com a PF, as investigações apontam irregularidades em contratos de terceirização de mão de obra financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), Sistema Único de Saúde (SUS) e Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), incluindo ausência de estudos técnicos, pesquisa de preços inadequada, majoração indevida de valores contratuais e prestação fictícia de serviços.

A investigação revelou ainda a existência de uma estrutura criminosa organizada, com atuação em diversos municípios baianos, que utilizava empresas de fachada, familiares como intermediários financeiros, movimentações bancárias atípicas e ocultação patrimonial para viabilizar os desvios e a lavagem de dinheiro.

A PF informou que os crimes apurados incluem organização criminosa, peculato, fraude à licitação, lavagem de dinheiro e crimes contra a legislação trabalhista.

*Com informações g1 Bahia

Comentários

Leia também

Polícia
Polícia apreende cocaína durante patrulhamento no distrito de Humildes

Polícia apreende cocaína durante patrulhamento no distrito de Humildes

Os policiais realizaram buscas, mas o suspeito não foi localizado.
Polícia
Polícia apreende drogas e balança de precisão em São Gonçalo dos Campos; suspeito fugiu

Polícia apreende drogas e balança de precisão em São Gonçalo dos Campos; suspeito fugiu

O material apreendido foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo dos...