Feira de Santana

Prefeito José Ronaldo anuncia conclusão da obra da UPA de Humildes em até 10 meses

O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante uma visita ao local da obra neste sábado (01)

01/02/2025 12h00
Prefeito José Ronaldo anuncia conclusão da obra da UPA de Humildes em até 10 meses
Foto: Rafael Marques

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Humildes, cuja construção foi anunciada em 2021 deve ser concluída em um prazo estimado em até 10 meses. O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante uma visita ao local da obra neste sábado (01), onde detalhou as próximas etapas necessárias para a conclusão e funcionamento da unidade.

Segundo o prefeito, além da finalização do prédio onde a UPA será instalada, será necessário modificar o percurso da via que dá acesso à BR-101 e ao distrito de Humildes.

“Essa rua precisa, onde for possível, ser alargada para que as pessoas que vêm caminhando tenham um passeio adequado e para que a trafegabilidade melhore. Já solicitei ao Vianey que faça esse projeto para que possamos conversar com os proprietários das terras e viabilizar a doação necessária”, explicou.

Foto: Rafael Marques

Outro desafio apontado pelo gestor é a necessidade de reforço na rede elétrica da região.

“Não é uma questão de arrancar postes, mas sim de instalar um transformador mais potente. Caso contrário, quando os equipamentos da UPA forem ligados, a energia pode cair, queimar os aparelhos e comprometer o funcionamento da unidade”, alertou José Ronaldo. O projeto para essa melhoria já está em fase de conclusão e será encaminhado à Coelba para análise e execução.

O prefeito afirmou que a expectativa é entregar a unidade ainda este ano.

“Nossa meta é que até o final do ano a UPA esteja funcionando. Mas queremos que isso aconteça antes, então vamos pressionar a equipe técnica da prefeitura para agilizar a conclusão da obra”, afirmou. Ele também destacou a importância da unidade para a população de Humildes. “Aqui será um mini-hospital, um espaço para atendimentos emergenciais em um local adequado. O distrito sempre cobrou essa estrutura do poder público, e agora estamos próximos de entregar essa conquista.”

Foto: Rafael Marques

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou que a UPA de Humildes será um marco na assistência médica do distrito e que sua implementação segue padrões do Ministério da Saúde.

“Uma UPA é uma unidade estruturada para oferecer atendimento qualificado de urgências e emergências. Esta, em especial, será uma grande conquista para Humildes, que é o maior distrito de Feira de Santana”, pontuou.

Rodrigo Matos também destacou que a obra sofreu atrasos desde sua concepção. “Essa UPA foi anunciada há seis anos e demorou para sair do papel. Agora, com a determinação do prefeito, não só vamos concluir a obra, mas garantir que ela seja inaugurada e entregue ao povo.”

Foto: Rafael Marques

O secretário frisou que mais importante do que a infraestrutura física é a qualidade do serviço que será ofertado.

“Quando falamos de obra, não se trata apenas de embelezamento, mas de um ambiente adequado para o atendimento. Isso melhora os fluxos assistenciais e garante que os pacientes sejam tratados com mais qualidade e eficiência”, afirmou.

Foto: Rafael Marques

A unidade contará com aproximadamente 20 leitos de observação. “Esses não são leitos de internamento, pois o ideal é que o paciente não fique mais de 24 horas na unidade. Nosso objetivo é fortalecer a rede de saúde para que, se necessário, o paciente seja encaminhado para um hospital de referência”, explicou o secretário.

A expectativa da gestão municipal é que a UPA de Humildes amplie significativamente o atendimento de urgência na região e fortaleça o sistema de saúde do município. “Não se trata apenas da inauguração de uma UPA, mas do fortalecimento de toda a rede de saúde para garantir um atendimento mais eficiente à população”, concluiu Rodrigo Matos.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
CDL Feira celebra 63 anos reforçando inovação, renovação e união do comércio local 

CDL Feira celebra 63 anos reforçando inovação, renovação e união do comércio local 

À frente da CDL, o presidente Juscelino Brito destaca o papel do associativismo como motor...
Feira de Santana
Fornecimento de água será interrompido na quarta-feira (14) em Feira de Santana e região 

Fornecimento de água será interrompido na quarta-feira (14) em Feira de Santana e região 

Os trabalhos devem ser concluídos apenas à meia-noite do mesmo dia. 
Feira de Santana
Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Nova diretoria da CDL Jovem de Feira de Santana toma posse com foco em inovação, formação e protagonismo empresarial

Durante a solenidade, os discursos reforçaram a importância do papel da juventude na...