Prefeito eleito em Antônio Cardoso, Jocivaldo Joci, destaca inclusão social como prioridade
Jocivaldo Joci assume a prefeitura de Antônio Cardoso com foco na inclusão social, geração de emprego e valorização da educação.
Em uma vitória histórica, Jocivaldo dos Anjos, mais conhecido como Jocivaldo Joci, foi eleito prefeito de Antônio Cardoso (BA) pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Com 5.519 votos, o que representa 53,21% dos votos válidos, Joci destacou o papel crucial da população na sua eleição. A vice-prefeita eleita é Jamile Paulino, do PSB.
Durante uma entrevista ao programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News, Jocivaldo agradeceu o apoio dos eleitores e refletiu sobre sua trajetória até o cargo.
“Eu ainda não estava convencido em ser candidato, mas a população decidiu. A grande responsável pela nossa vitória foi a própria população de Antônio Cardoso,” afirmou o novo prefeito.
Jocivaldo é professor e escritor, tendo atuado em diversas instituições de ensino da região. “Fui professor na Escola Fernando Bareiro Dantas e também no Colégio Estadual Genivaldo de Almeida Brandao, entregue recentemente pelo governador Jerônimo. Além disso, fui o primeiro Ouvidor Negro da Educação da Bahia, nomeado por Jerônimo”, lembrou ele.
Quando questionado sobre o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, Jocivaldo esclareceu que, embora o apoio do governador tenha sido importante, sua candidatura surgiu de uma demanda popular.
“Algumas pessoas diziam que eu era o candidato imposto pelo governador, mas a verdade é que fui candidato do povo de Antônio Cardoso. O governador apoiou, sim, mas somente após a população decidir que o meu nome era o mais viável”, destacou.
Uma trajetória de luta pela educação e juventude
Jocivaldo também ressaltou sua longa parceria com Jerônimo Rodrigues, que começou nos anos 1990.
“Nos conhecemos quando ele começou a fazer formações em Antônio Cardoso. Ele sempre acreditou na educação e me incentivou a seguir esse caminho. Essa relação de confiança e trabalho duro é o que nos trouxe até aqui”, explicou.
Além de sua atuação como professor, Jocivaldo teve uma participação ativa na política, ajudando a elaborar programas sociais, como o Bolsa Presença, que hoje é referência nacional.
“Elaborei a primeira minuta do Bolsa Presença, que é um programa de grande impacto e agora, o governo Lula lançou o Pé de Meia, inspirado no nosso programa”, contou.
Bandeiras do governo: inclusão social, educação e geração de empregos
Para o mandato que se inicia, Jocivaldo Joci afirmou que a inclusão social será a prioridade do seu governo.
“Antônio Cardoso é um município pobre, com muitas carências, desde alimentação até habitação e educação. Hoje, ocupamos uma das piores posições no IDEB na Bahia, e isso precisa mudar. Nosso foco será garantir os direitos constitucionais e promover políticas públicas que ofereçam dignidade ao nosso povo”, disse o prefeito eleito.
A geração de empregos e renda será outra bandeira de destaque. “Precisamos criar oportunidades para que nossa juventude permaneça no município, tenha condições de trabalho e ajude a cidade a se desenvolver”, afirmou.
Investimento no turismo e piscicultura na região do Lago Pedra do Cavalo
Respondendo a uma pergunta de um ouvinte sobre o fomento à economia local, Jocivaldo indicou que a região do Lago Pedra do Cavalo será uma área estratégica.
“Antônio Cardoso tem grande potencial turístico e de piscicultura. Vamos criar uma secretaria de cultura, esporte, lazer e turismo, além de uma secretaria de desenvolvimento econômico, para atrair investimentos e aumentar a empregabilidade”, garantiu.
A posse de Jocivaldo Joci e de Jamile Paulino acontecerá em 1º de janeiro, dando início a um novo ciclo político em Antônio Cardoso.