Prefeito eleito de Antônio Cardoso apresenta equipe e destaca compromisso com a inclusão e representatividade
O prefeito eleito já definiu sua equipe principal, incluindo o secretariado, que ele classificou como “pronta, preparada e com vontade de trabalhar.”
Em entrevista ao De Olho na Cidade, Jocivaldo dos Anjos, prefeito eleito de Antônio Cardoso, compartilhou a estruturação de sua equipe e as metas para sua gestão. Jocivaldo enfatizou a importância de renovar a política com propósito e de consertar aspectos essenciais da administração pública, visando um município mais inclusivo e equitativo.
“É sempre importante a renovação quando ela tem um propósito de consertar algumas coisas que precisam ser ajustadas,” afirmou Jocivaldo. Ele destacou que todos os eleitos devem descer do palanque após as eleições e trabalhar para toda a população, independentemente de votos. “Agora, temos que cuidar de todo o povo do município, quem votou e quem não votou conosco.”
O prefeito eleito já definiu sua equipe principal, incluindo o secretariado, que ele classificou como “pronta, preparada e com vontade de trabalhar.” Seguindo o princípio constitucional do LIMPE – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência –, Jocivaldo afirmou que está empenhado em comunicar à população quem serão os responsáveis por cada área, garantindo transparência e isonomia no atendimento à população.
“Estamos informando para que todos saibam quem vai trabalhar na nossa gestão. O salário do prefeito, vice, secretários e vereadores é pago pelo imposto do povo, e temos o compromisso de trabalhar com transparência e dedicação a todos,” disse ele.
A pasta da Educação será comandada pela professora Rejane Bispo, que possui mais de 30 anos de experiência na rede municipal. Segundo Jocivaldo, a escolha de Rejane foi baseada em diálogos com profissionais da educação e na urgência de melhorar os índices de desempenho do município.
“Antônio Cardoso está em uma posição crítica no IDEB, e precisamos superar isso,” destacou o prefeito. Para isso, já foram iniciadas visitas a escolas e reuniões para alinhar a gestão com as metas educacionais, que incluem garantir o transporte escolar e a carga horária completa para todos os alunos.
A Secretaria de Saúde ficará sob a liderança de Jamile Paulino, vice-prefeita eleita, que já atuou na área e possui experiência no setor. Jocivaldo ressaltou que o foco será tanto no atendimento reativo quanto em iniciativas de saúde preventiva.
“Vamos trabalhar para que as políticas de saúde estejam cada vez mais próximas das pessoas,” pontuou. A administração pretende levar medicamentos diretamente às casas das pessoas mais necessitadas e garantir ambulâncias para regiões remotas a fim de melhorar o acesso à saúde em todas as partes do município.
Com uma equipe plural, Jocivaldo destacou a inclusão de mulheres, jovens e quilombolas em sua administração. Das 14 secretarias, nove serão lideradas por mulheres, e o secretariado conta com dez pessoas negras, incluindo três quilombolas.
“Não estamos escolhendo apenas pela experiência ou por indicação política, mas pelo compromisso com o povo,” afirmou o prefeito. Ele também foi enfático ao declarar que a permanência dos secretários dependerá de seu desempenho e não de laços políticos. “A força do nosso governo é o povo, e os secretários terão que atender ao povo para se manterem nos cargos,” disse.
Duas novas pastas foram criadas: a de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que será comandada por Lane Lopes, e a de Promoção da Igualdade Racial, liderada por Miriam Almeida, moradora de uma comunidade quilombola. Essas secretarias terão o papel de fomentar o esporte, promover o turismo local e atender às demandas culturais e étnicas do município.
Jocivaldo enfatizou o potencial turístico e cultural de Antônio Cardoso, destacando áreas como o turismo aquático, religioso e étnico, e reforçou a necessidade de criar políticas públicas que alcancem a população negra, que representa 95% da cidade.
“Queremos garantir que as políticas públicas ofereçam oportunidades para que o povo negro de Antônio Cardoso possa sonhar e prosperar”.
Tiago da Ilha assumirá a Secretaria de Serviços Públicos. “Tiago vai cuidar da limpeza, iluminação pública e transporte, além de planejar uma integração regional que vai beneficiar não só Antônio Cardoso, mas toda a região metropolitana”, comentou o prefeito, referindo-se à criação de uma política consorciada para temas como aterro sanitário e transporte intermunicipal.
A escolha dos gestores, segundo o prefeito, foi baseada em compromissos éticos e na capacidade de aprendizado.
“Aqui, não queremos contar com gente preguiçosa. Se o secretário não cumprir suas funções, teremos que substituir. Estamos comprometidos com uma equipe que vai aprender e prestar um serviço eficiente à população”, afirmou.
Entre as novas secretarias e funções anunciadas estão também a Secretaria de Agricultura, que cuidará do banco de sementes e do Pronaf, além de ações voltadas à agricultura familiar e ao agronegócio. Já André dos Santos, liderança quilombola, atuará como secretário de governo e se dedicará à articulação interna do governo.
“André tem um histórico de luta e compromisso com a comunidade, e vai nos ajudar a estruturar o trabalho do gabinete, com o apoio de uma equipe disposta e focada”, ressaltou o prefeito.
A ouvidora do município será Inês Casais, que, com apenas 21 anos, trará uma perspectiva jovem à administração. Ela será responsável pela implementação do Plano Plurianual (PPA) participativo, permitindo que as demandas da população sejam ouvidas e integradas ao planejamento da gestão.
Outros nomes confirmados incluem David Casaes, que comandará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Obras, focando na atração de investimentos e na recuperação de espaços públicos, e Márcio Aurélio, que ficará à frente da pasta de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças. A atual vice-prefeita Nadja Paulino assumirá a Secretaria de Desenvolvimento social e combate à pobreza.
A administração também conta com Elivane, que liderará a Secretaria de Administração, organizada para dar suporte às demais pastas, facilitando o funcionamento interno do governo. O prefeito reforçou o compromisso de sua equipe em atender às necessidades da população e em oferecer uma gestão participativa, buscando aprender e evoluir a cada dia.
“Nossa responsabilidade é realizar os sonhos de nosso povo e promover políticas públicas que atendam a essas demandas. Contamos com coragem e ética para que isso aconteça”, concluiu o prefeito.
A posse do novo secretariado e a implementação das políticas já estão sendo planejadas para o início de 2025.