Bahia

Prefeito Edifrancio anuncia obras e defende São João com responsabilidade em Santa Bárbara

Apesar de cancelar o evento de grandes proporções, o prefeito assegurou que o São João não será deixado de lado.

14/06/2025 18h00
Prefeito Edifrancio anuncia obras e defende São João com responsabilidade em Santa Bárbara

Durante entrevista ao programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade News, o prefeito de Santa Bárbara, Edifrancio Oliveira, fez um balanço das ações recentes de sua gestão, com destaque para a entrega de uma rede de abastecimento de água aguardada há mais de 40 anos pela comunidade de Mucambo, além de ordens de serviço para obras em outras regiões da zona rural e o anúncio de um São João tradicional.

A principal entrega do fim de semana, segundo o prefeito, foi a rede de abastecimento de água no povoado de Mucambo. A obra beneficia cerca de 200 famílias e, segundo Edifrancio, foi um momento emocionante.

“Conversei com o senhor Bidu, que está completando 89 anos. Pela primeira vez, ele viu água caindo da torneira. Isso pra mim é muito gratificante”, comemorou o prefeito.

A inauguração contou com a presença dos deputados Gabriel Nunes (federal) e Alex da Piatã (estadual), além da calorosa recepção da comunidade local.

Edifrancio também esteve na comunidade de Varinhas, onde deu ordem de serviço para a pavimentação de todas as ruas da localidade. A secretária Cláudia, natural da comunidade, acompanhou o ato.

“A comunidade de Varinhas será toda pavimentada. Já demos a ordem de serviço e em breve estaremos lá inaugurando”, afirmou.

Na comunidade de Sucupira, o prefeito assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova escola, com cinco salas de aula, quadra poliesportiva e refeitório, orçada em R$ 8 milhões. A obra também atenderá alunos de outras duas regiões.

Além disso, o prefeito mencionou a ampliação do abastecimento de água no Lajedo do Boqueirão, fruto de compromisso com o deputado Alex da Piatã.

Ao ser questionado sobre o abastecimento no povoado de Gravatá, Edifrancio explicou que a responsabilidade recai sobre o proprietário do loteamento, caso este não esteja regularizado junto à prefeitura.

“Tem surgido muitos loteamentos abertos de qualquer forma, sem projeto aprovado. Depois, querem jogar a responsabilidade para o município. Se não estiver regularizado, não tem como a prefeitura assumir. Mas peço que a moradora procure a prefeitura ou nosso atendimento às terças-feiras para avaliarmos”, explicou.

São João com tradição e economia

O prefeito destacou que, ao invés de realizar um São João com grandes gastos, preferiu investir em obras estruturantes, como a construção de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o novo colégio em Sucupira, a creche e o ginásio no bairro Matadouro, além do novo Mercado Municipal.

“Participei esta semana em Salvador de um evento com o Ministério Público e o TCM, que entregaram o selo de transparência nos gastos públicos com o São João. Recebi o selo com orgulho e publiquei nas redes. A prioridade é investir no crescimento da cidade”, afirmou.

O prefeito também anunciou que Santa Bárbara terá seu próprio parque industrial, que deverá gerar inicialmente cerca de 400 empregos diretos.

“Já adquirimos a área e o projeto será encaminhado à Câmara. Queremos dar oportunidade aos jovens e melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, garantiu.

Apesar de cancelar o evento de grandes proporções, o prefeito assegurou que o São João não será deixado de lado.

“Vamos fazer o verdadeiro São João tradicional, com comidas, bebidas típicas, forró pé de serra na praça e transporte para quem mora na zona rural. Também estamos apoiando os festejos juninos em todas as comunidades”, disse.

O Forró do Mercado e outras atividades serão mantidas com apoio do município, mantendo viva a tradição junina com responsabilidade fiscal.

A construção do novo Mercado Municipal segue em ritmo acelerado e deve beneficiar cerca de 200 famílias diretamente.

“Estamos fazendo as fundações e logo vamos inaugurar. Queremos que o abastecimento funcione todos os dias da semana, com feiras às terças e aos sábados. Esse mercado será um marco para a cidade”, declarou.

Ao final da entrevista, Edifrancio agradeceu à população de Santa Bárbara e reforçou o convite para o São João.

“Vamos curtir o São João tradicional com zabumba, sanfona e triângulo e seguimos trabalhando com seriedade por Santa Bárbara”, concluiu o prefeito.

Comentários

Leia também

Bahia
Sistema de reconhecimento de placas alcança 1.000 veículos recuperados

Sistema de reconhecimento de placas alcança 1.000 veículos recuperados

Tecnologia está presente em Salvador e em mais 80 cidades baianas
Bahia
Bahia deve ser o segundo estado do nordeste mais afetado por tarifa de Trump, aponta Sudene

Bahia deve ser o segundo estado do nordeste mais afetado por tarifa de Trump, aponta Sudene

Estudo mostra que Nordeste pode perder bilhões em exportações; cacau e pneumáticos...