Prefeito de Santo Estevão celebra construção de Instituto federal na cidade
A expectativa é que as obras iniciem em 60 dias
O presidente Lula (PT) anunciou nesta semana que serão criadas 100 novas sedes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o Brasil, oito serão instalados aqui na Bahia, nos municípios de Santo Estêvão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. A estimativa é que R$ 200 milhões sejam investidos nas obras do estado. Cada unidade irá oferecer 1.400 vagas.
Para o prefeito de Santo Estevão, Rogério Costa, a conquista trouxe alegria para os munícipes. Ele deu uma entrevista ao radialista Jorge Biancchi, dos programas Jornal do Meio Dia (Princesa FM) e De Olho na Cidade (Sociedade News FM).
“Momento de muita alegria para todos nós, e Santo Estevão foi contemplado. Tenho certeza absoluta que vai ser muito importante para nossa juventude, sendo que eles vão ter acesso a cursos profissionalizantes e se capacitarem para terem melhores oportunidades na vida e, assim, desenvolver nossa região. É motivo de muita alegria. É para ficar na história. Já estamos tomando as devidas providências para implantação e em seguida, junto ao Ministério da Educação, todas as questões da escolha dos profissionais que irão trabalhar e providências os contatos em Brasília para começarmos a edificar e concretizar esse sonho”, disse.
Ainda segundo o gestor, o local escolhido será um ponto estratégico.
“Vai ser logo na entrada da cidade, num ponto estratégico para atender nossa população e a dos municípios circunvizinhos: Rafael Jambeiro, Antônio Cardoso, Cabaceiras do Paraguassu, Castro Alves. Então, foi um projeto elaborado tecnicamente”, explicou.
Com um total de 30 unidades, incluindo Barreiras, Brumado, Camacã, Camaçari, Campo Formoso, Casa Nova, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itatim, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Monte Santo, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Desidério, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista, o IFBA tem mais de 30 mil estudantes matriculados.
*Com informações de Jorge Biancchi e A Tarde