Prefeito de Conceição da Feira anuncia afastamento para cirurgia cardíaca
Segundo o gestor, a decisão foi motivada por episódios recorrentes de fibrilação atrial, um tipo de arritmia que já o levou a internações em 2021 e novamente este ano, durante uma viagem a Recife

O prefeito de Conceição da Feira, João de Furão (PSD), anunciou, por meio de suas redes sociais, que vai se afastar temporariamente do cargo para realizar uma cirurgia cardíaca. O procedimento, conhecido como ablação, está marcado para a próxima quarta-feira (8) e deve afastá-lo das atividades administrativas por cerca de 20 dias. Durante o período, a prefeitura ficará sob o comando do vice-prefeito João Lefundes (PT).
Segundo o gestor, a decisão foi motivada por episódios recorrentes de fibrilação atrial, um tipo de arritmia que já o levou a internações em 2021 e novamente este ano, durante uma viagem a Recife. Ele relatou que chegou a passar por até oito tentativas diferentes de tratamento com medicamentos, além de uma cardioversão elétrica (choque controlado no coração) para restabelecer o ritmo cardíaco.
“Tenho um problema hereditário. Meu pai, meu tio e até um primo já passaram por situações semelhantes. Enquanto eles apresentaram o quadro em idades mais avançadas, no meu caso surgiu muito cedo, aos 27 anos. Por isso, depois de quatro anos tentando outras alternativas, decidi pela cirurgia”, explicou Furão.
O prefeito destacou que, além do uso de medicamentos para controlar os batimentos, vinha utilizando anticoagulantes para reduzir os riscos de formação de coágulos, o que, segundo ele, limitava sua rotina e representava riscos em caso de acidentes.
“Tomar remédio para o resto da vida significaria mudar completamente meu estilo de vida. A cirurgia, pela minha idade, é o caminho mais seguro”, afirmou.
João de Furão agradeceu as mensagens de apoio e disse que preferiu falar publicamente em respeito à população.
“Me sinto na obrigação de dar uma satisfação às pessoas que gostam de mim, que mandam mensagens de carinho e preocupação”, disse.
O prefeito finalizou garantindo que retornará em breve às suas funções. “Esse é um problema que vai ser resolvido. Para tristeza de poucos e alegria de muitos, vamos estar juntos novamente em Conceição da Feira, continuando o nosso trabalho”, concluiu.







