Bahia

Prefeito de Antônio Cardoso retorna da França com planos para transformar turismo e infraestrutura do município

Ele afirmou que a missão internacional superou as expectativas iniciais e rendeu importantes perspectivas de desenvolvimento para o município baiano.

28/05/2025 12h09
Prefeito de Antônio Cardoso retorna da França com planos para transformar turismo e infraestrutura do município
Foto: Isabel Bomfim

O prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo dos Anjos, retornou recentemente de uma viagem à França e classificou a experiência como extremamente produtiva. Ele afirmou que a missão internacional superou as expectativas iniciais e rendeu importantes perspectivas de desenvolvimento para o município baiano.

“Graças a Deus foi muito proveitosa, superou as expectativas. Fomos com uma agenda definida, mas lá conseguimos ampliá-la ainda mais. Visitamos diversos municípios no entorno de Paris, trocamos experiências e voltamos com muita coisa boa na bagagem para investir em Antônio Cardoso”, destacou o prefeito.

Durante sua passagem pela França, Jocivaldo focou em áreas estratégicas, como infraestrutura, educação, turismo e cultura. Um dos pontos centrais foi a busca por apoio para a criação de uma biblioteca técnica e o encaminhamento de projetos de infraestrutura, incluindo a construção de um centro de convenções.

“O que mais fui buscar foi no campo da infraestrutura. Por exemplo, tivemos contato com projetos que nos inspirou. Também dialogamos sobre bibliotecas técnicas e vamos elaborar um projeto para buscar recursos. Pensamos ainda na construção de um centro de convenções que atenda ao porte de Antônio Cardoso, pois hoje só temos o espaço da escola estadual para eventos”, afirmou.

Com a criação da Diretoria de Turismo, a gestão municipal pretende estruturar o setor como uma nova frente de desenvolvimento econômico. Segundo o prefeito, está sendo elaborado um plano de investimento que explore o potencial natural e histórico da cidade.

“Antônio Cardoso tem 42 quilômetros banhados por rios e isso nos dá a possibilidade de investir em turismo aquático com canoagem, jet ski e pesca esportiva. Além disso, podemos usar essa água para fomentar a piscicultura e atrair pequenas indústrias”, explicou.

O prefeito também revelou articulações com a UNESCO para incluir o município na Rota dos Povos Escravizados, uma iniciativa que reconhece caminhos históricos percorridos por pessoas escravizadas. Antônio Cardoso, que abriga a histórica Estrada Boiadeira, pode se tornar um dos únicos municípios brasileiros, ao lado de São Paulo, a integrar o grupo internacional de diálogo sobre o tema.

“Já dialoguei com a UNESCO e Antônio Cardoso vai entrar nesse circuito. No dia 10 de junho, teremos uma agenda internacional para discutir educação e memória da escravidão. Isso nos coloca no mapa global e fortalece nossa identidade histórica”, anunciou.

Apesar do entusiasmo, o prefeito reconhece que o desafio agora é preparar o município para receber visitantes, com investimentos em infraestrutura básica.

“Precisamos trabalhar muito para construir hotéis, pousadas e espaços de eventos. O turismo é um campo cheio de possibilidades, mas precisamos estar preparados para receber quem vier nos conhecer”, finalizou.

*Com informações da repórter Isabel Bomfim

Comentários

Leia também

Bahia
Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Porto Seguro passará a cobrar taxa para acesso de veículos visitantes a partir de 2026

Segundo a prefeitura, o valor será destinado para infraestrutura e preservação ambiental ...
Bahia
Santo Estêvão anuncia programação completa da Micareta 2025 – Cidade Folia

Santo Estêvão anuncia programação completa da Micareta 2025 – Cidade Folia

Com o tema “Se vista de alegria e venha!”, a festa vai reunir artistas consagrados...
Bahia
Prevenção ao suicídio de jovens mobiliza programação dos Coletivos Bahia pela Paz

Prevenção ao suicídio de jovens mobiliza programação dos Coletivos Bahia pela Paz

Atividades fazem parte da Campanha Setembro Amarelo e acontecem em Feira de Santana e Salvador ...