Prefeito confirma realização da Micareta 2024
A decisão foi tomada após momentos de incertezas decorrentes do recente decreto de emergência devido às fortes chuvas que assolaram a cidade e do aumento dos casos de dengue.
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Filho, anunciou através de suas redes sociais a confirmação da realização da Micareta 2024, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de abril. A decisão foi tomada após momentos de incertezas decorrentes do recente decreto de emergência devido às fortes chuvas que assolaram a cidade e do aumento dos casos de dengue.
Em edição edição extra do Diário Oficial de quinta-feira (14), o prefeito revogou o decreto de nº 13.103, publicado em 23 de outubro do ano passado, que declarava o município em Situação de Emergência por conta da estiagem. Já nesta sexta-feira (15) foi publicado o decreto de revogação da Situação de Emergência nas áreas do município de Feira de Santana afetadas pelas chuvas de janeiro e fevereiro.
O gestor expressou sua determinação em realizar o evento, destacando os benefícios econômicos e sociais que a Micareta traz para a cidade.
“Estamos acompanhando as dificuldades que enfrentamos para confirmar nossa Micareta, mas é nossa decisão e determinação fazer a festa. Queremos trazer de volta nossa celebração nos dias 18 a 21 de abril. Será um impulso para a economia, gerando empregos e renda, tornando-se uma grande festa para a maior Micareta do Brasil. Pedi ao secretário Jairo que corra rapidinho para termos uma Micareta cada vez melhor.”
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, o prefeito explicou os motivos por trás de sua determinação.
“Eu nunca pensei em modificar minha decisão, analisar sim como eu estou fazendo. As as chuvas de 26 de janeiro e 18 de fevereiro me levaram a ter que decretar situações específicas que eu revoguei todas hoje, até porque tudo que foi solicitado para o Governo Federal e para o Governo do Estado, em decorrência do decreto, nada foi atendido. Portanto, eu fico absolutamente livre para poder fazer o que for necessário e outra coisa importante é que o Governo do Estado, ontem, reduziu o número de mortes por dengue, de 5 para 3, afastando duas outras possibilidades que tinham sido identificadas como mortes por dengue. Portanto, como a dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, eu me sinto mais seguro em determinar a realização Micareta nos dias 18 a 21 de abril”, afirmou o prefeito.
Colbert Filho também destacou sua imunidade à pressão externa, afirmando que, para ele, “pressão funciona ao contrário”. Ele ressaltou que a decisão de realizar a Micareta foi baseada em critérios técnicos.
“Nós temos aí praticamente 30 dias até o dia 18, estou pedindo muita prudência e paciência dos órgãos de controle como Ministério Público e como também o corpo de Bombeiros, porque nós vamos ter que ter pressa na parte da infraestrutura, mas as outras condições de contratações estão andando normalmente para que a gente possa fazer a maior micareta do Brasil e logo em seguida a gente vai para o São João”, completou o prefeito.
Jairo Carneiro, secretário de Cultura, Esporte e Lazer, também enfatizou o compromisso da gestão em tornar a Micareta 2024 um grande sucesso.
“Vamos intensificar ainda mais os trabalhos com todas as secretarias do município para fazer da primeira Micareta do Brasil a grande Micareta de Feira de Santana em 2024. Queremos sua participação e sua alegria, pois o mais importante é transformar essa Micareta na melhor e maior do Brasil.”
*Com informações do repórter Rafael Marques