Feira de Santana

Prefeito Colbert defende orçamento da União e do Estado para transporte público

Live foi uma iniciativa da Associação Nacional de Transportes Públicos

23/11/2022 12h23
Prefeito Colbert defende orçamento da União e do Estado para transporte público
Foto: Divulgação

A participação da União e do Estado nos custos para garantir o transporte público para a população foi uma das ideias defendidas pelo prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, durante participação na live ANTP Café, iniciativa da Associação Nacional de Transportes Públicos. Também participaram os prefeitos Bruno Reis, de Salvador, e Sheila Lemos, de Vitória da Conquista.

A 19ª edição do ANTP Café fez parte da programação do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que aconteceu presencialmente, em Salvador. A live teve como âncora o vice-presidente da ANTP, o engenheiro Claudio Frederico, e mediação do jornalista Alexandre Pelegi, do Diário do Transporte.

Colbert Filho explanou o contexto do transporte público em Feira de Santana, que teve uma redução de 83% no número de passageiros durante a pandemia. Atualmente, em comparação com o período antes da pandemia, a redução está em 60%. “Significa que muita gente saiu do sistema e não voltou”. Ele acrescentou que muitas medidas foram adotadas para evitar que as empresas deixassem de operar por incapacidade financeira.

“Tivemos que adequar a oferta de demanda de passageiros, evitando que as concessionárias quebrassem. Adquirimos créditos sociais para passageiros em situação de vulnerabilidade e injetamos recursos nas concessionárias. Passamos a pagar gratuidades determinadas pela Justica e que não estavam ainda em contrato”, exemplificou.

O prefeito feirense também elencou medidas adotadas pelo Governo para atrair novamente os usuários do transporte coletivo urbano. “A exemplo do Expresso Novo Centro, com passagens de ônibus da R$ 0,50 na parte central da cidade, visando atender principalmente a população que trabalha e se desloca. Temos também tarifa reduzida no entre-pico, meia passagem aos domingos, com tarifa de R$ 2,00. Dois terminais de integração novos foram colocados, compra de passagem por pix, cartão de crédito e leitura pelo QR Code”, frisou.

SISTEMA ÚNICO DE TRANSPORTE

Entretanto Colbert enfatizou que diante de todo o contexto dos últimos anos, envolvendo pandemia, aumento de combustíveis, insumos, e o congelamento no valor da passagem, se faz necessária uma ação em âmbito nacional para evitar a falência do transporte público. “É preciso uma ação nacional, um Sistema Unico de Transporte no Brasil, com recursos necessários e suficientes para que essa política seja desenvolvida”. Ele acrescenta que essa medida deveria contemplar também o transporte intermunicipal e interestadual.

Colbert concluiu sua participação destacando que é preciso “trazer o passageiro de volta”. E completou que “agradar ao passageiro é garantir tarifa adequada, deslocamento seguro e rapidez para ele sair de sua casa, chegar ao lugar que pretende, e voltar”.

*Com informações Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Prefeitura promove última edição de Orientação Profissional com foco em gestão do tempo

Prefeitura promove última edição de Orientação Profissional com foco em gestão do tempo

Programação reforça oportunidades para jovens no mercado de trabalho 
Feira de Santana
Votação do Orçamento para 2025 inicia nesta semana na Câmara

Votação do Orçamento para 2025 inicia nesta semana na Câmara

A presidente Eremita Mota detalhou o planejamento das próximas etapas
Feira de Santana
No dia de Santa Bárbara, Restaurante Popular mantém viva a tradição do caruru

No dia de Santa Bárbara, Restaurante Popular mantém viva a tradição do caruru

A ação, que celebra a padroeira dos feirantes do Centro de Abastecimento, ofereceu duas...