Prefeito Colbert decreta estado de emergência em Feira por causa da epidemia de dengue
Ações de enfrentamento serão intensificadas
Em decorrência do crescimento de casos de dengue em Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins Filho decretou, na manhã desta sexta-feira (21), estado de emergência na cidade por causa da epidemia de dengue. Ele alerta que a população reforce os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana, doenças chamadas de arboviroses. O anúncio foi feito através de uma live realizada nas redes sociais do governo.
“Temos um cuidado grande em alertar todas as pessoas, pois o combate não depende apenas das nossas ações, a população precisa ajudar evitando que os criadouros aconteçam. Uma simples casca de ovo, por exemplo, um plástico de repente acumula água e vira criadouro. Os mosquitos não voam mais que 50 metros, eles não tem força para voos longos, então a transmissão é de uma rua para outra. Teremos que aumentar a borrifação desses voadores, mas aquelas outras larvas precisam ser combatidas”, disse ao De Olho na Cidade.
Ainda de acordo com o gestor, os casos afetam desde pessoas com 89 anos de idade até crianças de 1 ano.
A secretaria de Saúde, Cristiane Campos, declarou que serviços de enfrentamento serão intensificados, como a ampliação de locais de realização dos exames, distribuição de capas para cobertura dos tanques e a passagem do carro-fumacê.
“Estamos capacitando os profissionais para ter todo o manejo clínico de detecção da dengue. Essas medidas já vem sendo tomadas e nesse momento de emergência foram muito mais intensificados. Foram 978 casos registrados até a data de ontem, 19 de julho”, afirmou.
*com informações do repórter Rafael Marques