Prefeito Colbert critica falta de integração e ações efetivas em segurança pública em Feira de Santana
O prefeito ressaltou que outras ações prometidas ainda não saíram do papel.
A segurança pública em Feira de Santana permanece como uma das principais preocupações da sociedade. Em entrevista ao programa De Olho na Cidade da Rádio Sociedade News, ele destacou a gravidade da situação, os índices de homicídios, e cobrou maior ação por parte do Governo do Estado, especialmente após uma reunião realizada em outubro com o governador Jerônimo Rodrigues.
“Com aquela matança imensa em outubro, e agora com cinco homicídios apenas neste fim de semana, a situação continua extremamente grave. Liguei para o governador e pedi uma audiência para tratar de segurança pública. Ele nos recebeu junto com a secretária Renata e o procurador Guga Leal, e discutimos a necessidade de uma intervenção forte em Feira”, explicou Colbert.
Apesar de alguns avanços pontuais, como a atuação da Polícia Militar nas blitzes para apreensão de equipamentos sonoros com possível ligação a facções, o prefeito ressaltou que outras ações prometidas ainda não saíram do papel.
“Ficamos de ampliar certas ações, como o uso de cães no centro da cidade, mas isso não aconteceu até hoje”, lamentou.
Monitoramento por câmeras e integração com o Governo do Estado
Outro ponto levantado pelo prefeito foi a falta de integração entre o sistema de videomonitoramento da Prefeitura e o sistema estadual, que conta com tecnologia de reconhecimento facial. Colbert destacou que Feira de Santana dispõe de 300 câmeras operadas pelo município, cujas imagens são cedidas à Polícia sempre que necessário, mas o avanço na parceria esbarra em questões burocráticas.
“Nós oferecemos ao governo a integração com as nossas câmeras, mas até agora não houve nenhuma resposta. Estamos dispostos a utilizar nossos equipamentos em operações conjuntas, respeitando a LGPD e as leis vigentes. Tudo isso precisa ser feito de forma legal, mas o Estado também precisa nos procurar para formalizar essa parceria”, afirmou.
O prefeito reforçou a importância da cooperação entre o município e o estado para potencializar os recursos existentes e garantir maior segurança para a população.
“A decisão de integrar os sistemas foi colocada na reunião com o secretário de Segurança, mas, até agora, não aconteceu. Seguimos abertos a colaborar e oferecer nossas ferramentas para um trabalho conjunto”, finalizou Colbert.