Prefeito Colbert alerta para aumento dos casos de dengue em Feira
Feira de Santana faz parte dos municípios que receberão a vacina contra a dengue ainda neste mês de fevereiro.
A disseminação dos casos de dengue no mundo tem preocupado especialistas e governos. Feira de Santana registrou 53 casos de dengue entre o primeiro dia do ano e a última segunda-feira (29).
O prefeito Colbert Martins Filho (MDB), médico especializado em epidemiologia, relatou em entrevista ao portal De Olho na Cidade, que as chuvas aliadas às altas temperaturas podem ocasionar um surto da doença.
“As altas temperaturas e o El Niño, que permanece até abril, provocando secas na nossa área e também tempestades como aconteceu aqui em Feira, acabam permitindo que várias larvas que colocaram os seus ovos eclodam e se transformem em mosquitos”, destaca.
O Brasil já registra, apenas neste ano, um total de 392.724 casos prováveis de dengue, de acordo com números divulgados pelo Ministério da Saúde. Feira de Santana faz parte dos municípios que receberão a vacina contra a dengue ainda neste mês de fevereiro.
Saiba como identificar os sintomas
Pessoas com febre e, ao menos, mais dois sintomas compatíveis com dengue, como dor de cabeça, no corpo ou nas articulações, são consideradas suspeitas da doença. A recomendação da Vigilância Epidemiológica (VIEP) é que ao notar os sinais, o morador procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações. Nos casos graves, em que se nota uma piora da doença, apresentando dor na barriga intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão e sensação de desmaio, o paciente deve procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou as policlínicas municipais.