“Precisamos de um Centro especifico para endometriose”, afirma Colbert na Endomarcha
“O que precisamos nos aprontas é para ter orçamento para comprar esses medicamentos, que não são da linha habitual que o SUS fornece”.
Neste sabádo (25) o prefeito Colbert Martins Filho esteve presente na Endomarcha, caminhada que percorreu trechos da Avenida Getúlio Vargas, com objetivo de chamar atenção e alertar mulheres para os cuidados com a endometriose. Uma das reinvidações da marcha, foi haver mais atendimento de qualidade no SUS, no qual o prefeito afirmou que a patologia precisa ser tratada em um Centro especifico.
“Precisamos fazer algo que seja um Centro de atenção especifica para pessoas com endometriose, porque a doença é tratada com medicamentos, não é um tratamento de intervenção cirurgia. Não existem outras técnicas, a não ser um tratamento medicamentoso, principalmente a base de hormônios”, declarou.
Segundo o prefeito, é preciso utrassonografia necessárias para o diagnóstico eficiente, mas também uma rede de medicamentos especificos, que são caros.
“O que precisamos nos aprontas é para ter orçamento para comprar esses medicamentos, que não são da linha habitual que o SUS fornece. Por isso, é importante que a gente se adeque para não começar e depois, lá na frente, faltar um medicamento que precisa ser contínuo”, afirmou o prefeito.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim