Feira de Santana

Pré-Micareta leva festa e inclusão aos distritos de São José e Ipuaçu

Durante dois dias, dois distritos da cidade, São José e Ipuaçu, receberam seis grandes atrações musicais

28/04/2025 06h21
Pré-Micareta leva festa e inclusão aos distritos de São José e Ipuaçu
Foto: Ulisses Dumas

A pré-micareta de Feira de Santana terminou na noite deste domingo (27), mas o clima não foi de despedida — afinal, a festa está só começando. De 1º a 4 de maio, grandes nomes da música baiana vão desfilar pelas ruas e levar diversão e cultura a visitantes e moradores do município. E, se esta é a maior micareta do país, o aquecimento para os festejos não poderia ser diferente: durante dois dias, dois distritos da cidade, São José e Ipuaçu, receberam seis grandes atrações musicais, entre artistas renomados e cantores locais.

A intenção da festa não foi apenas celebrar a nossa música, mas também transformar a micareta em uma celebração democrática e diversa. 

“Pelo segundo ano, vimos uma grande quantidade de famílias, crianças, pessoas idosas que não têm costume de ir à micareta propriamente dita, participando da festa. Quando a festa é na sua comunidade, as pessoas se envolvem. Isso significa que a micareta está se tornando parte da vida das pessoas, e é isso que nós queremos: levar diversão a esses locais e promover a inclusão da comunidade”, disse o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

De acordo com o secretário, a pré-micareta é uma prova de como a cultura pode reunir e agregar. “É muito bonito ver o povo na rua, reunido em torno da cultura, nesse clima de micareta, de celebração. A cultura tem o poder de reunir as pessoas, de trazer um pouco de entretenimento, de leveza e, ao mesmo tempo, de gerar desenvolvimento econômico, com as pessoas que trabalham, que vendem seus produtos. Então, é muito satisfatório para nós, do Governo do Estado, apoiarmos projetos como este”, afirmou.

Pré-Micareta de Feira de Santana se consolida como festa diversa e democrática
Crédito: Ulisses Dumas

A expectativa, segundo ele, é de que o município se firme como um grande polo de produção cultural. “Feira é a cidade onde toda a Bahia se encontra, se cruza. Que bom que a gente pode fortalecer essa tradição tão grande, com nosso apoio cada vez mais forte à cultura, à saúde, à segurança”, completou.

A satisfação do gestor também foi compartilhada pelo público. O operário Teodoro Nascimento da Silva, 46 anos, saiu da cidade de Antônio Cardoso, a 18 km do distrito, até Ipuaçu, acompanhado da esposa e da cunhada, para curtir o último dia da pré-micareta. Ele elogiou a organização da festa e a diversidade de ritmos. “Muito bons os shows, a organização, poder curtir pagode, arrocha, reggae… foi um domingo delicioso”, contou.

Dona de um bar localizado na praça de Ipuaçu, Isabele Oliveira Duarte, 60 anos, também elogiou o evento. “Eu achei ótima a pré-micareta em Ipuaçu, muita animação na praça e vendi muito bem”, destacou, ressaltando o crescimento nas vendas locais durante a realização do evento.

ATRAÇÕES – A pré-micareta de Feira de Santana começou na tarde do sábado (26). O distrito escolhido para abrir os festejos foi São José. Lá se apresentaram os artistas Cescé Amorim, Tony Salles e Paula Sanffer. No domingo, a folia tomou conta de Ipuaçu, que recebeu os shows de Gelmix e Banda Reggae Steady, Belito e Theuzinho. Nos dois dias, a DJ Kell também se apresentou entre os shows, mantendo a alegria dos foliões.

Para a micareta, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) já assegurou a apresentação de 14 entidades afro, que terão seus desfiles financiados pelo Programa Ouro Negro, iniciativa que promove a participação de instituições culturais de matriz africana — especificamente afoxés, sambas, reggaes e blocos de índios — no Carnaval da Bahia e em festas populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de reggae a desfilar na micareta de Feira, e o Flor de Ijexá, que este ano completa 44 anos.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Esquenta Micareta de Humildes reúne milhares de foliões e aquece o clima para a grande festa

Esquenta Micareta de Humildes reúne milhares de foliões e aquece o clima para a grande festa

A festa contou com trio elétrico animado pela banda Pagodart
Feira de Santana
Em clima de reggae, Gelmix e banda Steady Reggae abrem segundo dia da pré-micareta de Feira

Em clima de reggae, Gelmix e banda Steady Reggae abrem segundo dia da pré-micareta de Feira

Quem fecha a programação do dia é o cantor de arrocha Theuzinho.
Feira de Santana
Esquenta Micareta leva alegria à Avenida Fraga Maia e aquece Feira de Santana para a grande festa

Esquenta Micareta leva alegria à Avenida Fraga Maia e aquece Feira de Santana para a grande festa

Com bloquinhos e uma forte estrutura de segurança, a Avenida Fraga Maia se transformou...