Pré-micareta de Feira de Santana agita distrito de São José com shows de Cescé Amorim, Paula Sanffer e Tony Salles
O secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, celebrou o sucesso da ação.
A energia da música regional abriu oficialmente, neste sábado (26), a pré-micareta de Feira de Santana no distrito de São José. O evento, promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), em parceria com a Prefeitura Municipal, serve como aquecimento para a tradicional Micareta de Feira, que acontecerá de 1º a 4 de maio.
Ícone da música nordestina, o cantor feirense Cescé Amorim deu início à festa, emocionando o público com um repertório que passeou pelo samba de roda, forró, xaxado e clássicos da MPB, sempre com a identidade cultural do sertão baiano.
“Essa iniciativa valoriza a inclusão da Micareta nas zonas rurais. Vai além da festa, é um ato em favor da cultura popular”, celebrou o artista antes de sua apresentação.
À noite, a cantora Paula Sanffer, também natural de Feira de Santana e ex-vocalista da Timbalada, animou o público com sucessos da Axé Music, como “Raiz de Todo Bem” e “Faraó — Divindade do Egito”. Brilhando no trio elétrico, a artista destacou a importância da representatividade e da democratização do acesso à cultura.
“Tendo essa oportunidade de assistir aos shows no distrito, o morador se sente confortável”, disse Paula, ressaltando a sua trajetória como mulher negra e lésbica que venceu barreiras para conquistar espaço na música nacional.
A festa ficou ainda mais animada com a apresentação de Tony Salles. Encerrando o primeiro dia de pré-micareta, o cantor transformou a praça de São José das Itapororocas em uma grande celebração a céu aberto. No repertório, sucessos próprios e um pot-pourri de sambas de roda, homenageando as sambadeiras da região.
“Existe uma conexão nossa com o público de Feira. Cada vez que canto samba de roda, me lembro da minha infância e da minha avó”, contou Tony, que já tem presença confirmada no circuito Maneca Ferreira, no domingo da Micareta.
Economia local em alta
Além da música, a festa também impulsionou a economia do distrito. Barracas de comida, bebidas e outros produtos movimentaram as vendas durante todo o evento. A comerciante Ângela Silva de Jesus, que montou um quiosque de açaí, comemorou: “A festa ajuda o comércio fixo e os ambulantes. Movimenta bastante”.
O motorista Elder Cássio também aproveitou para garantir uma renda extra com a venda de drinks, e já se mostrou ansioso pelas próximas edições. “Tem que fazer todo ano!”, disse. A cozinheira Erdilene Santos de Jesus, que levou um trailer de lanches com a irmã, também avaliou a noite como positiva.
O secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, celebrou o sucesso da ação. “Entendemos que a população dessas localidades tem direito a ter acesso à cultura e, além disso, de trabalhar e ganhar seu dinheiro. Ano passado já foi um sucesso e este ano repetimos a dose”, afirmou.
O Governo do Estado está investindo R$ 26 milhões na edição 2025 da Micareta de Feira de Santana. O recurso contempla áreas essenciais como saúde, segurança e a proteção dos foliões. Do total, R$ 7,5 milhões serão destinados à contratação de grandes atrações, apoio ao desfile de entidades afro por meio do programa Ouro Negro e a instalação de um palco exclusivo para artistas locais.
“Com investimento estadual e apoio em diversas frentes, a pré-micareta é um aquecimento para a maior micareta do Brasil. É lindo ver famílias, diferentes gerações e muita diversidade humana contagiadas por essa energia que só a Bahia tem”, completou Bruno Monteiro.
Neste domingo (27), a pré-micareta segue para o distrito de Ipuaçu. A partir das 16h, o público poderá curtir os shows de Theuzinho, Gelmix & Banda Reggae Steady e Belito.