PRD expulsa Collor após prisão e admite desconhecer filiação do ex-presidente
Ex-mandatário foi desligado do partido nesta sexta-feira (25) depois de início do cumprimento de pena por corrupção
O ex-presidente Fernando Collor de Mello foi oficialmente expulso do PRD nesta sexta-feira (25), depois de ser preso em Maceió para cumprir pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A decisão veio acompanhada de uma revelação inusitada: integrantes da sigla afirmaram que nem sequer sabiam da filiação de Collor ao partido.
O PRD nasceu da união entre o Patriota e o PTB. De acordo com o deputado Fred Costa (MG), líder da legenda na Câmara, o nome do ex-presidente entrou nos registros durante esse processo de fusão. “A gente nem sabia que ele estava filiado. Quem descobriu foi a imprensa”, declarou o parlamentar à Folha de S. Paulo.
Em nota oficial, o PRD informou que cancelou a filiação do ex-presidente, justificando a medida com base na suspensão de seus direitos políticos.
“Nesta condição, o PRD, com fundamento no artigo 15 da Constituição Federal, que prevê a suspensão dos direitos políticos no caso de condenação criminal transitada em julgado, informa que realizou na presente data o cancelamento da filiação partidária do Sr. Fernando Collor de Mello”, diz o texto.
*Com informações Bahia.ba