Economia

Poupança passa por pior desempenho da história; conheça outros tipos de investimento

Modalidade de investimento mais conhecida no Brasil passou pelo pior desempenho da história em 2022

15/01/2023 19h15
Poupança passa por pior desempenho da história; conheça outros tipos de investimento
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A poupança é um tipo de investimento e aplicação de renda fixa mais conhecido e utilizado no Brasil, contudo, em 2022, essa modalidade obteve o pior desempenho da história, reflexo de um cenário de endividamento recorde, juros e inflação altos, e renda comprimida.

A retirada líquida foi de 103,237 bilhões no ano passado, quase o dobro do saque registrado em todo o ano de 2015 (que marcou 53,567 bilhões e até então era considerado o ano mais negativo da série histórica iniciada em 1995 pelo Banco Central).

Segundo o economista Antônio Rosevaldo, com o aceleramento da crise econômica do país e a perda da renda familiar, os saques foram necessários para arcar com dívidas e descontroles financeiros. Mas por outro lado, existem os indivíduos que retiraram o dinheiro da poupança para utilizar melhores modalidades de investimento.

“Eu sempre digo aos meus alunos que o pior investimento que existe é o mais conhecido, que é a poupança. Quem tem uma poupança de até 250 mil reais de saldo, não perde dinheiro, mesmo se o Banco quebrar, o governo garante. Mas tem outras aplicações que passam por esse mesmo benefício, e rendem mais. Então a proporção que as pessoas têm consciência desse procedimento, elas migram da poupança e aplicam em outras modalidade”, explicou o especialista ao De Olho na Cidade.

Alguns tipos de investimento em renda fixa conhecidos, seguros e mais rentáveis que a poupança são o CDB, LCI, LCA e Tesouro Direto. O ano de 2023 gera uma expectativa de melhora mediante o aumento do salário mínimo,de R$ 1.212 para R$ 1.320.

“Isso joga renda nas famílias, melhora a condição financeira delas, e gera empregos. Com dinheiro na mão, as pessoas compram, o que gera impostos”.

O especialista também afirma que auxílios, como o Bolsa Família,também são importantes para garantir a segurança financeira familiar. Apesar disso, ainda há um sinal de alerta, pois segundo o Boletim Focus, há expectativa de aumento da inflação para 5,76%.

Segundo o Rosevaldo, dados sobre inflação devem ser analisados e precavidos pois o setor mais atingido por esse número é o setor de alimentos, capaz de provocar casos de fome entre os lares.

Em relação à Selic, a expectativa para a taxa de juros básica subiu de 11,50% para 11,75% em 2023.

Comentários

Leia também

Economia
Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

Medida provisória deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
Economia
Desenrola Brasil: programa para renegociar dívidas encerra prazo esta semana

Desenrola Brasil: programa para renegociar dívidas encerra prazo esta semana

Mais de 12 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa até agora
Economia
Banco Central comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Banco Central comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix

Dados protegidos por sigilo, como saldos e senhas, não foram afetados