Feira de Santana

Potencial da Bacia do Rio Jacuípe é destaque em fórum

Objetivo é promover a requalificação e impulsionar o desenvolvimento econômico

02/09/2022 12h05
Potencial da Bacia do Rio Jacuípe é destaque em fórum
Foto: Jorge Magalhães

Estratégias para requalificar a Bacia do Rio Jacuípe e seus afluentes com vistas a explorar o potencial turístico e fomentar a prática de esportes náuticos no Lago Pedra do Cavalo e, consequentemente, impulsionar o desenvolvimento econômico na região estão sendo traçadas pela Prefeitura de Feira, sociedade civil e instituições parceiras.

Na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, durante o terceiro encontro do Fórum de Discussões e Encaminhamentos, o diretor do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, voltou a ponderar a necessidade de ações conjuntas para combater a poluição da Bacia do Rio Jacuípe.

Ele defende que atividades sejam implementadas o quanto antes, sendo elas palestras educativas com professores e alunos das escolocas localizadas na região, limpeza dos riachos e a instalação de redes de seda, que demanda mais tempo e planejamento.

“Foi constatado visualmente e cientificamente, através da análise dos parâmetros da água, que o rio está poluído. Este grave problema é gerado, principalmente, pelas ocupações ilegais”, aponta.

Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Bacia do Rio Jacuípe é alimentada por vinte riachos dentro da zona urbana de Feira de Santana.

“Há o interesse nacional de investimentos no lago – ele possui 186 quilômetros de extensão e está localizado em Feira – mas a contaminação do Rio Jacuípe tem travado todas as nossas iniciativas”, frisa enfatizando que devido às contaminações e poluição, o município “tem sido prejudicado no sentido social, econômico e ambiental”.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, reforçou a importância em requalificar a Bacia do Jacuípe tanto para o desenvolvimento econômico do município quanto para a preservação do meio ambiente.

“Isso vai resultar no interesse de empresários do país para investir no local, com a construção de hotéis, resort e restaurantes, fortalecendo economicamente o município com a geração de empregos”, considera.

A reunião contou com a participação dos secretários municipais Sérgio Carneiro (Desenvolvimento Urbano), Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Social) e Moacir Lima (Prevenção à Violência), além do coordenador do Centro de Controle Operacional, Luziel Andrade; diretor de Limpeza Pública, João Marcelo Gomes, e da coordenadora da Defesa Civil, Ana Karoline Rebouças.

Representantes da Polícia Militar, 35º BI, Corpo de Bombeiros, Instituto Pensar Feira e o Centro das Indústrias também estiveram presentes.

*Secom

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Colégio recém-inaugurado tem sala interditada em Feira de Santana

Colégio recém-inaugurado tem sala interditada em Feira de Santana

A unidade de ensino foi inaugurada nesta segunda-feira(19) e teve investimentos de cerca...
Feira de Santana
Prefeito Colbert revela motivo de não comparecer à conferência para tratar sobre casos de dengue

Prefeito Colbert revela motivo de não comparecer à conferência para tratar sobre casos de dengue

O prefeito revelou que não pode comparecer ao evento no sábado pela manhã.
Feira de Santana
Três Unidades de Saúde da Família retomam atendimentos após chuvas

Três Unidades de Saúde da Família retomam atendimentos após chuvas

A comunidade afetada pela suspensão temporária de atendimentos pode buscar assistência...