Porco nasce com dois focinhos em distrito de Feira de Santana
O animal, no entanto, não resistiu e foi encontrado morto na manhã seguinte, após apresentar dificuldades para se alimentar.
Um caso inusitado chamou a atenção dos moradores do distrito de Tiquaruçu, em Feira de Santana, nesta semana. Um filhote de porco nasceu na madrugada de terça-feira (26) com uma rara deformidade: dois focinhos. O animal, no entanto, não resistiu e foi encontrado morto na manhã seguinte, após apresentar dificuldades para se alimentar.
O comerciante Raildo Mascarenhas, dono da criação, contou que cria animais há mais de 10 anos e nunca havia presenciado algo semelhante.
“É um caso raro aqui na nossa comunidade. Meus pais criaram muitos anos e, de alguns anos pra cá, eu comecei a criar também, só que nunca tinha acontecido isso. Ontem a porca pariu quatro filhotes e, na hora que eu fui limpar o chiqueiro, percebi que um deles tinha duas bocas e três olhos. É algo que nunca vimos por aqui”, relatou.
Segundo o médico veterinário Luciano Muritiba, o fenômeno é conhecido como bicefalia, uma anomalia genética que ocorre durante a formação do embrião.
“Esse é um fenômeno que pode acontecer tanto em animais quanto em seres humanos. Às vezes, embriões que seriam gemelares acabam se fundindo, formando um único indivíduo com características duplicadas, como duas cabeças ou órgãos interligados. No caso desse porquinho, havia uma dificuldade muito grande para se alimentar, o que explica sua morte poucas horas após o nascimento”, explicou.
O veterinário destacou ainda que, embora seja considerado raro para os criadores locais, casos semelhantes já foram registrados em diferentes espécies.
“Pode acontecer em aves que nascem com três pernas, em bezerros, e até mesmo em humanos, como gêmeos siameses. O grande risco é justamente a viabilidade de sobrevivência, já que geralmente há dificuldades respiratórias e alimentares”, acrescentou.
*Com informações do repórter Robson Nascimento