Política

Por unanimidade, cúpula do PSDB aprova fusão com o Podemos

Agora, convenção deve oficializar união em breve; saiba os próximos passos

29/04/2025 20h00
Por unanimidade, cúpula do PSDB aprova fusão com o Podemos
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A cúpula nacional do PSDB aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (29), a alteração do Estatuto do partido viabilizando, dessa maneira, a fusão da sigla com o Podemos.

A executiva anunciou, ainda, a convocação de uma convenção nacional para confirmar a fusão. A decisão marca uma tentativa de reaglutinação do PSDB após anos de perda de força política e debandadas de lideranças.

A data para o encontro, no entanto, ainda não foi divulgada pela cúpula do partido. A nova sigla, que provisoriamente está sendo chamada de “PSDB+Podemos”, ainda precisará da aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Juntos, PSDB e Podemos teriam a sétima maior bancada da Câmara, com 28 deputados federais, e quarta maior no Senado, com sete senadores. Em termos de recursos públicos, o novo partido passaria a contar com R$ 384,6 milhões do fundo eleitoral e R$ 77 milhões do fundo partidário, segundo valores de 2024 — a sexta e oitava maiores fatias, respectivamente.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Bolsonaro pede autorização a Moraes para procedimento cirúrgico

Bolsonaro pede autorização a Moraes para procedimento cirúrgico

O procedimento deve ocorrer no próximo domingo, após o julgamento da trama golpista
Política
Lula critica tarifas dos EUA durante cúpula virtual do Brics

Lula critica tarifas dos EUA durante cúpula virtual do Brics

Presidente brasileiro condena protecionismo, guerra em Gaza e propõe soluções diplomáticas...
Política
Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques a prefeita de Crateús

Senado pede prisão preventiva de Ciro Gomes por ataques a prefeita de Crateús

Justiça analisa acusações de violência política de gênero contra Janaína Farias ...