Bahia

População de Santo Amaro recebe serviços de saúde e cidadania

Dentre os exames, podem ser feitos ultrassom, eletrocardiograma, Raio-X, preventivo, mamografia (para mulheres de 40 a 69 anos), além de triagem para cirurgias eletivas.

15/02/2023 16h58
População de Santo Amaro recebe serviços de saúde e cidadania
Foto: ASCOM/GOVBA

A Feira Saúde Mais Perto, iniciativa do Governo do Estado que leva serviços de saúde e cidadania para os municípios chegou nesta terça-feira (14) a Santo Amaro, no Recôncavo baiano. Promovido pela Secretaria da Saúde (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), o mutirão oferece atendimento em consultas médicas, exames, tratamento odontológico, emissão de documentos e, nesta edição, conta também com uma Vila da Agricultura Familiar, ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

A feira vai continuar nesta quarta-feira (15) e os serviços odontológicos seguem até a sexta-feira (17), na Praça da Purificação, das 8h às 17h. Para ter acesso é preciso levar RG, CPF, cartão do SUS e solicitações médicas, para o caso de exames.

“Estamos oferecendo aqui serviço de oftalmologia, de odontologia rastreamento do câncer de mama, também avaliação nutricional, que é uma ação importante com fornecimento de fórmula para os pacientes ou as pessoas detectadas com desnutrição”, destacou a titular da Saúde, Roberta Santana, que acompanhou o primeiro dia da feira ao lado da primeira-dama e presidente da VSBA, Tatiana Velloso. A expectativa e de que sejam realizados em torno de 10 mil atendimentos nesses dois dias.

No atendimento em oftalmologia, estão sendo oferecidos exames de rotina e consulta de rastreio de catarata e limpeza de lentes. Na odontologia, uma equipe com 24 profissionais realiza tratamento completo, incluindo próteses, com distribuição de 450 senhas por dia.

Dentre os exames, podem ser feitos ultrassom, eletrocardiograma, Raio-X, preventivo, mamografia (para mulheres de 40 a 69 anos), além de triagem para cirurgias eletivas do tipo: histerectomia (retirada de útero), vesícula, hérnia inguinal, epigástrica e umbilical. Também tem exames de laboratório, imunização e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Cidadania

O SAC Móvel está emitindo 300 RGs por dia, além de CPF e registros de antecedentes criminais, também é possível fazer recadastramento de prova de vida do Ceprev, registro de ocorrência do Procon-BA, e atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Enquanto os adultos cuidam da saúde, foi reservado um espaço especial para o público infantil, a brinquedoteca. Também tem serviço de estética.

*com informações ASCOM/GOV BA

Repórter: Lina Magali/GOVBA
Fotos: Fernando Vivas/ GOVBA

Comentários

Leia também

Bahia
Inspirada nos jogos olímpicos, Hemoba lança campanha para abastecer estoque de sangue

Inspirada nos jogos olímpicos, Hemoba lança campanha para abastecer estoque de sangue

Objetivo é que os valores olímpicos de solidariedade, respeito mútuo e dedicação inspirem...
Bahia
Beyoncé doa R$ 150 mil em bolsas estudantis para Salvador

Beyoncé doa R$ 150 mil em bolsas estudantis para Salvador

Projeto tem como iniciativa apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica ...
Bahia
Associados com cartões Sicredi têm desconto de 20% na aquisição dos ingressos da turnê PaGGodin, de Léo Santana