Feira de Santana

População de Feira celebra Independência do Brasil com Desfile Cívico-Militar

Grande público se reuniu na Avenida Presidente Dutra para acompanhar o desfile.

07/09/2023 11h33
População de Feira celebra Independência do Brasil com Desfile Cívico-Militar
Foto: Danillo Freitas

O desfile cívico-militar de 7 de setembro reuniu um grande público na Avenida Presidente Dutra. Celebrando o Dia da Independência do Brasil, autoridades, estudantes e um vasto público acompanharam o desfile pelas ruas, com marchas, músicas, gritos de guerra e fanfarras.

Segundo o prefeito Colbert Martins Filho, o desfile representa um momento da população em prol do território brasileiro.

“O que nós vemos aqui são representações do povo de Feira, daqueles que querem e fazem parte do povo brasileiro, e queremos todos nós o crescimento da Bahia, do Brasil e da nossa terra. Portanto, no dia de hoje, Feira de Santana realiza essa demonstração de que nós estamos todos unidos”, disse o prefeito ao De Olho na Cidade.

A abertura do desfile foi realizada pelas tropas militares, com a marcha dos veteranos do 35º Batalhão de Infantaria, Polícia Militar da Bahia, 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Guarda Municipal. De acordo com o comandante do 35 Bi, Vando Azevedo, havia um receio que a chuva atrapalhasse a programação, mas, mesmo com o tempo chuvoso, a população marcou presença.

“O que mais nos impressionou, é a presença do público, das famílias, realmente a sociedade de Feirense veio assistir o desfile militar. 16 instituições civis se inscreveram para desfilar na nossa comemoração da nossa Independência, mostrando a união do nosso povo, os nossos espíritos cívicos e nosso amor à Pátria. No início, a chuva estava um pouco nos assustando e estávamos receoso da presença das famílias e iniciamos o desfile assim mesmo, mas graças a Deus o sol já está aí nos brindando com um dia muito bonito”, destacou o comandante.

O visitante Robson de Jesus Ferreira acompanhou o desfile pela primeira vez, junto a sua filha de apenas três anos, e já está pronto para retornar mais vezes.

“Dá para aproveitar muito, foi um dia que saímos para prestigiar o 7 de setembro e eu gostei, assim como ela e pretendo vir várias vezes. É o primeiro ano de muitos. Cheguei cedo, por volta das 8h, até tomei chuva, mas graças a Deus deu tudo certo”, conta o visitante.

Representando os grupos civis, participaram as escolas municipais Cívico-Militar Quinze de Novembro, Geraldo Dias de Souza, Álvaro Pereira Boaventura; Centro Juvenil de Ciência e Cultura; Núcleo Territoral de Educação Portal do Sertão, Colégios Estadual Georgina de Mello Erisman, Eraldo Tinoco de Mello, Carmen Andrade Lima, Diva Portela, Tempo Integral Paulo VI, Governador Luiz Viana Filho; além dos Desbravadores e Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Bombeiro Civil (Fireman) e a Santa Casa de Misericórdia.

Ainda, a programação prevê um desfile do clube de patinadores de Feira de Santana (Patins FSA). Finalizando o percurso, a marcha motorizada com o desfile do Baixo 75 Clube.

*com informações do repórter Danillo Freitas

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Comissão de Cultura da Câmara fará discussão sobre o patrimônio arquitetônico de Feira

Comissão de Cultura da Câmara fará discussão sobre o patrimônio arquitetônico de Feira

Outro imóvel de valor histórico para a cidade, ele relatou, foi atingido pelo "desenvolvimento...
Feira de Santana
Direito à acompanhante é garantido nas unidades de saúde da Fundação Hospitalar

Direito à acompanhante é garantido nas unidades de saúde da Fundação Hospitalar

A legislação, publicada no Diário Oficial da União, reforça o direito das mulheres...
Feira de Santana
Vereador diz que feiras livres estão abandonadas

Vereador diz que feiras livres estão abandonadas

De acordo com ele, as feiras estão “totalmente à toa”, sem a devida atenção do...