Feira de Santana

“Política acertada”, afirma sindicato dos bancários sobre ampliação de crédito para pequenas empresas

Eritan também expressou a expectativa de que a expansão do crédito resulte em uma maior contratação de bancários

14/03/2024 07h03
“Política acertada”, afirma sindicato dos bancários sobre ampliação de crédito para pequenas empresas
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Em uma reunião recente com os presidentes de cinco bancos federais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a necessidade de agilidade na agenda de crédito e na ampliação dos empréstimos, especialmente para pequenas empresas e para a população de baixa renda. Eritan de Carvalho, presidente do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana, avaliou de forma positiva a iniciativa do presidente Lula.

Ele elogiou a decisão do governo, destacando que o estímulo ao consumo, por meio da recomposição real do salário mínimo e da política de expansão de crédito para a população de baixa renda, é fundamental para fortalecer a recuperação econômica do país.

“O presidente Lula e o governo federal tomam uma decisão extremamente acertada visto que o nosso país tem indicado um processo de recuperação econômica. Para fortalecer esse processo, nada melhor do que estimular o consumo através da recomposição real do salário mínimo, proporcionando ganhos reais para os trabalhadores. Isso é alcançado por meio de uma política monetária de expansão de crédito, especialmente para a população de baixa renda. Uma vez que o crédito é estimulado, as pessoas consomem mais, o que por sua vez impulsiona o comércio a aumentar suas vendas. Consequentemente, isso estimula a indústria a produzir mais, gerando empregos e aumentando a renda. Com essa dinâmica, toda a população sai ganhando.”

Além disso, o presidente do sindicato ressaltou a importância de uma redução na taxa básica de juros, a taxa Selic, que atualmente se encontra em patamares elevados.

“O país precisa voltar a crescer. Aliado a isso, nós também vamos precisar ter uma redução da taxa de juros básica, a taxa Selic, que ainda está em um patamar elevado. Estamos com a inflação controlada, e nada justifica a Selic em 11,25%. Eu acho que o presidente vem fazendo esse debate de forma assertiva e para o crédito. Para que o crédito que está sendo ofertado seja realmente acessível, é preciso que a Selic também seja diminuída.”

Eritan também expressou a expectativa de que a expansão do crédito resulte em uma maior contratação de bancários, especialmente nos bancos públicos, que estão abrindo concursos para preencher vagas e atender à crescente demanda por serviços financeiros.

“A expectativa é que, com essa expansão do crédito, tenhamos também uma maior contratação de bancários e bancárias para atender ao aumento da demanda pela população, tanto nos bancos públicos quanto nos privados. Atualmente, existem dois bancos públicos com editais abertos: o BNB está ofertando aproximadamente 800 vagas, e a Caixa Econômica anunciou um concurso nacional com quatro mil vagas. Enquanto isso, os bancos privados têm seguido uma tendência oposta, no entanto, esperamos que, com a expansão do crédito bancário, os bancos privados repensem sua posição e comecem a contratar.”

*Com informações Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
João Roma defende vice do PL na chapa de Zé Ronaldo

João Roma defende vice do PL na chapa de Zé Ronaldo

O dirigente partidário citou três membros do partidos em Feira que podem assumir a missão:...
Feira de Santana
Vereadores voltam a debater precatórios do FUNDEF

Vereadores voltam a debater precatórios do FUNDEF

O tema tem dividido opiniões entre os legisladores.
Feira de Santana
Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

Antigo Ipuaçu, distrito João Durval comemora 41 anos hoje; ex-governador completa 95

A data foi lembrada na sessão desta quarta-feira pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB)...