Policiais receberão R$ 32 mi pela redução das mortes violentas no 1º semestre
No período, as mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) caíram 11,5%
Cerca de 22 mil policiais militares, civis e técnicos, que reduziram as mortes violentas no primeiro semestre de 2022 na Bahia, receberão 32 milhões de reais, através do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), implantado em 2011 pelo Governo do Estado e que tem como objetivo reconhecer o esforço dos agentes no combate à violência.
Entre os meses de janeiro a junho deste ano, ante o mesmo período de 2021, as mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) caíram 11,5%, índice que colocou o estado entre os 10 estados que mais reduziram os crimes contra a vida em 2022.
Na capital baiana, a queda foi de 13,6%, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o decréscimo foi de 3% e, no interior do estado, as mortes violentas recuaram 12,2%.
“Temos a melhor polícia do Brasil e sempre falo isso em eventos na Bahia, em outros estados e fora do nosso país. Parabéns a todos por esse excelente resultado”, enfatizou o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino.
PM, PC e DPT
Na Polícia Militar, 16.926 oficiais e praças receberão o PDP do primeiro semestre de 2022. Já na Polícia Civil, 3.670 delegados, escrivães e investigadores serão contemplados. Cerca de 780 peritos do Departamento de Polícia Técnica também receberão o bônus. Fechando a lista, 563 servidores lotados na SSP receberão o prêmio.
Os valores do PDP variam entre o mínimo de 557,32 reais e o máximo de R$ 2.476,98 e são calculados tomando como referência os desempenhos nas Áreas e Regiões Integradas de Segurança Pública.
Assim como nos anos anteriores, a previsão de pagamento do PDP do primeiro semestre de 2022 é no mês de novembro.
*Bahia.ba