Polícia militar reforça efetivo para micareta 2024
Com um efetivo significativo e um planejamento estratégico bem delineado, as autoridades esperam assegurar que o evento transcorra de forma tranquila e segura para todos os foliões.
A Polícia Militar está preparada para garantir a segurança durante a Micareta 2024, que promete agitar a cidade nos próximos dias. Com um efetivo significativo e um planejamento estratégico bem delineado, as autoridades esperam assegurar que o evento transcorra de forma tranquila e segura para todos os foliões.
De acordo com o Major Fabiano Viana, Chefe do Centro de Planejamento Operacional e Decisões Estratégicas da Polícia Militar, “o efetivo de policiais militares nessa micareta será de 6.398 policiais militares. Logicamente que as forças de segurança, a Secretaria de Segurança Pública tem bombeiros militares também, tem o pessoal da Polícia Técnica, o pessoal da Polícia Civil, que vai se somar a esse esforço.”
Viana também ressaltou o apoio recebido das autoridades superiores, mencionando “o grande apoio do nosso comandante-geral, e sob a liderança do nosso comandante da região leste, Coronel Lopes, que conseguiu apoio de todos os comandos regionais, principalmente os da capital e RMS, para reforçar aqui a Micareta.”
A antecipação e o planejamento foram cruciais para este ano, conforme destacado pelo Major: “Graças a Deus, esse ano houve uma previsão antecipada, e a gente agradece ao órgão municipal por essa previsão, isso é muito importante para o planejamento.”
Além disso, ele informou que todos os eventos relacionados à Micareta, incluindo os “esquentas” e o arrastão pós-evento, já estão no radar da Polícia Militar.
“Todos os dois esquentas, tanto o da Fraga Maia do dia 7, como o do dia 14, no distrito de Humildes, também já estão planejados. Todas as unidades que vão estar no comando desses esquentas estão com seus planejamentos já realizados, também aguardando a data.”
Sobre o arrastão pós-Micareta, Viana explicou que “o arrastão também teve essa previsão já bem antecipada, então a Polícia Militar já se antecipou e já tem todo um planejamento. Logicamente que ir para o arrastão não tem o mesmo efetivo até porque não tem necessidade do mesmo efetivo que teremos de quinta a domingo que são os dias de efetividade da micareta. Mas já temos efetivos previstos tanto para quarta-feira antes da micareta como para segunda-feira do arrastão.”
*Com informações do repórter Rafael Marques