Polícia Militar monta estratégias de segurança para o pleito eleitoral
Estas ações fazem parte de um plano integrado junto a outras forças de segurança
A Polícia Militar da Bahia, através do Comando de Policiamento da Região Leste (CPRL), realizou nesta quinta-feira (29), uma coletiva de imprensa para tratar sobre a Operação Eleições 2022, em Feira de Santana e região.
O comandante do CPRL, Adalberto Píton, destacou estratégias de segurança para o pleito eleitoral que acontecerá neste domingo, dia 02 de outubro em todo o país.
Estas ações fazem parte de um plano integrado junto a outras forças de segurança e acontecem desde a escolta das urnas eletrônicas, ao policiamento nos locais de votação, adjacências, entre outros, com o objetivo de combater principalmente crimes eleitorais e permitir que todos os acontecimentos transcorram de forma ordeira e pacífica.
“A Justiça Eleitoral tem veiculado o que é proibido e o que é permitido. A gente sabe que os problemas no dia da eleição são criados por aglomerações e boca de urna. Temos uma determinação do TSE, para o cidadão que tem porte de armas e os policiais que não estiverem em serviço não devem estar armados. A arma deve ficar a 100 metros do local de votação. Somente os agentes que estejam atuando poderão entrar armados”, explicou.
Sobre o transporte ilegal de eleitores, o coronel lembrou que não será permitido.
“Temos a questão da condução ilegal de eleitores, já que a Justiça credenciou veículos apropriados para isso. Esse tipo de conduta é proibido pelo código eleitoral”, disse.
Feira de Santana tem 142 locais de votação e conta com 1.193 seções eleitorais.