Polícia Militar detalha ações contra o tráfico e violência no centro de Feira de Santana
Presença de indivíduos em situação de vulnerabilidade é um agravante, diz comandante da 64ª CIPM
A Polícia Militar vem reforçando o combate ao tráfico de drogas e à violência no centro de Feira de Santana, segundo afirmou o comandante da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), major Fernando. A unidade é responsável pelo policiamento da região central e de bairros como Rua Nova, Parque Getúlio Vargas e Kalilândia.
De acordo com o major, a principal preocupação atualmente está relacionada à atuação do tráfico de drogas em áreas sensíveis da cidade, que tem gerado conflitos, homicídios e tentativas de homicídio motivadas por disputas territoriais entre facções criminosas.
Outro fator agravante é a presença de indivíduos em situação de vulnerabilidade e usuários de drogas, que muitas vezes acabam sendo cooptados pelas organizações criminosas, praticando também arrombamentos e assaltos a estabelecimentos comerciais.
“A mesma pessoa que usa, ela também vende, ela também trafica. Nós temos algumas ocorrências relacionadas a esse tipo de comportamento, que é um grande desafio porque essas pessoas precisam de tratamento. Precisam ser acolhidas e retiradas das ruas para que possam se tratar e voltar ao seio da família”, completou.
Apesar dos desafios, o comandante destacou que houve uma redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em parte devido às ações da força-tarefa conjunta deflagrada pela prefeitura na região da rodoviária em julho.
“A gente precisa retomar esses espaços, precisamos organizar, transformar em um espaço digno para as pessoas. Essa força-tarefa será expandida para outros espaços públicos aqui na cidade de Feira de Santana”, afirmou.
*De Olho na Cidade/ JP Miranda